Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/11/2018-14h26

Udesc Joinville tem melhor colocação da Região Sul na final brasileira da Maratona de Programação

Equipe da Udesc Joinville superou fortes universidades estaduais e federais - Foto: Divulgação
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville foram campeões da Região Sul na final brasileira da 23ª Maratona de Programação. O time formado pelos estudantes Adilson Jonck, Filipe Marchi e Felipe Weiss, do curso de Ciência da Computação, conquistou a melhor colocação entre as 15 equipes da região sul do Brasil.

“Superamos universidades fortes como as federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e estaduais como a Unioeste e a UEPG”, comemorou o professor Cláudio César de Sá, que coordena a equipe.

A competição aconteceu entre os dias 9 e 10 de novembro, em Salvador. No Ranking geral, a equipe da Udesc Joinville ficou na 25ª colocação entre mais de 70 times do Brasil e da América Latina.

Na primeira fase em setembro, etapa eliminatória, o time já havia sido campeão da regional de Santa Catarina. O bom desempenho é resultado de muita dedicação ao longo de todo ano por meio de treinamentos e a participação em duas seletivas internas.

“Como alunos e como maratonistas temos muita honra em poder participar na etapa nacional ao lado de outras ótimas instituições. Iremos treinar mais para melhorar a colocação no ano que vem”, afirmou Adilson.

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

A competição se destina a alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). O objetivo é promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Instituições e grandes empresas da área valorizam os estudantes que participam da Maratona.

Os times são compostos por três estudantes, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC