Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

13/09/2018-18h25

Udesc lança plataforma socioambiental e exibe filmes na próxima semana, em Florianópolis

Plataforma Planeta na Escola oferece conteúdo audiovisual gratuito sobre sustentabilidade - Foto:Div.

Na próxima segunda-feira, 17, às 17h30, o Auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, receberá o lançamento da Plataforma Planeta na Escola, iniciativa que busca levar filmes socioambientais e científicos às salas de aula.

O evento terá apresentação do filme "Bag It". Outros três filmes serão apresentados nas manhãs de terça, 18, e quarta-feira, 19, também na Udesc Faed – confira a programação abaixo.

Destinada a professores de ensino fundamental, médio e universitário, a plataforma foi criada para socializar o acervo audiovisual de filmes com temas socioambientais e científicos. A proposta é estimular ao uso de material multimídia educativo em escolas e universidades.

Professores da Udesc interessados em ter acesso ao acervo da plataforma devem fazer o cadastro de usuário no site, utilizando o e-mail institucional da universidade.

Estímulo ao debate

A iniciativa também tem a finalidade de conscientizar docentes sobre a importância de discutir assuntos relacionados a essa área com os alunos. Ao utilizar a plataforma, os docentes podem receber sugestões de práticas pedagógicas e também compartilhar suas experiências com o uso dos filmes em sala de aula.

Segundo os idealizadores do projeto, o objetivo é "promover uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, utilizando a arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação".

A iniciativa conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes, por meio da lei municipal de incentivo à cultura, com apoio cultural da Neoway e Digilab.

Rede Lixo Zero

A ação também tem parceria da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, lançada no início deste ano, com protagonismo da Udesc. O projeto global visa estimular as universidades a se engajarem na produção de ciência, conhecimento e tecnologia por um mundo lixo zero e uma economia circular.

A Udesc pretende transformar todos os campi em lixo zero até 2022. "A universidade é formadora de opinião e de práticas, queremos ser um exemplo para que os alunos vivenciem essa filosofia", destaca o coordenador geral da Udesc Lixo Zero, Gustavo Kogure.

Neste sábado, 15, será realizado em cerca de 150 países o World Cleanup Day, ação que mobiliza voluntários e parceiros em mutirões para limpar lixo e resíduos de praias, rios, florestas e ruas.

Serviço

O QUÊ: Lançamento da plataforma Planeta na Escola.
ONDE: Auditório Tito Sena, Udesc Faed, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANDO: Segunda-feira, 17, às 17h30.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Programação de filmes

Segunda-feira, 17, às 18h - "Bag It
Terça-feira, 18, 9h30 - "A Tragédia do Lixo Eletrônico"
Quarta-feira, 19, 9h30 - "BayKeepers" e "The Discarded"

Sinopses

"Bag It"
2016 ‧ Documentário ‧ 1h14 min
O que começa como um filme sobre sacolas plásticas se torna uma investigação sobre os efeitos que uma simples sacola pode causar em nossos rios, oceanos e até em nossos corpos.

"A Tragédia do Lixo Eletrônico"
2014 ‧ Documentário ‧ 1h 26m
Uma jornada investigativa pelo mundo do tráfico ilegal do lixo eletrônico revelando uma rede global de  comércio e os efeitos nocivos do descarte em países pobres, que recebem toneladas desse tipo de lixo prejudicando seus ecossistemas e saúde pública.

"Baykeepers"
2015 - Documentário - 25 min
Após saber da imensa quantidade de plástico que se acumula em nossos oceanos, Neil Blake descobre que a areia das praias de Port Phillip, na Austrália, onde vive, está se transformando em confete de microplástico. Em sua jornada para medir a gravidade do problema, Neil entra em contato com um grupo crescente de pessoas que querem proteger Port Phillip para as próximas gerações.

"The Discarded"
2016 - Documentário - 19 min
O documentário fala sobre a poluição da Baía de Guanabara e os desafios enfrentados por pessoas e instituições que lutam pela melhoria da qualidade da água da baía.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Plataforma Planeta na Escola oferece conteúdo audiovisual gratuito sobre sustentabilidade
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC