Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

03/04/2024-16h23

Udesc melhora novamente em todos os conceitos no ranking do MEC e sobe de posição

IGC foi anunciado pelo MEC nesta quarta - Foto: Roberto Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) melhorou em todos os indicadores e voltou a subir de posição na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2022, anunciada nesta quarta-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Acesse a avaliação.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, apresentando IGC de 3,83 (um acréscimo de 0,19 em relação ao anterior, de 2021) e passando da 37ª para a 36ª posição na classificação geral, em um cenário com cerca de 240 universidades públicas e privadas e institutos federais do Brasil. Dentre as estaduais, a Udesc se manteve como oitava melhor do País.

Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade catarinense subiu em todos os conceitos: 3,29 na graduação; 4,65 no mestrado; e 4,84 no doutorado. 

Com a avaliação, a Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em Santa Catarina, é a segunda melhor universidade no geral.

Indicadores de qualidade

Os resultados divulgados pelo Inep contemplam os três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: além do IGC, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Os três indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos em abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023. 

Os resultados abrangem uma amostra de 7.569 cursos com o IDD calculado, 8.934 cursos com CPC e 1.998 instituições avaliadas com o IGC. Ao longo dos três anos do ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.

Sobre o cálculo do IGC

O IGC analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos CPCs – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. 

Mais informações

Mais informações sobre o IGC podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc (Coai), pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • IGC foi anunciado pelo MEC nesta quarta
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC