Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/03/2020-20h48

Udesc orienta teletrabalho a servidores para contenção de contágio do coronavírus

Servidores da universidade poderão trabalhar de forma remota para conter avanço do vírus. Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou nesta terça-feira, 17, uma resolução que institui em caráter temporário, excepcional e emergencial o teletrabalho e a flexibilização da jornada de trabalho a todos os servidores da universidade. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus por conta da interação social das pessoas em ambiente de trabalho. A resolução foi aprovada "ad referendum" pelo reitor Marcus Tomasi e passar a valer a partir dessa quarta-feira, 18.

A íntegra da resolução encontra-se disponível no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (Sgpe), com o número 8523/2020. O teletrabalho é a modalidade de prestação da jornada laboral em que o servidor executa parte ou a totalidade das suas atribuições externamente. 

Segundo a resolução, a realização do trabalho remoto será autorizada pela chefia imediata do servidor e deverá considerar a continuidade regular das atividades de cada área. A medida prevê também a presença de ao menos um servidor presencial em cada setor, em regime de revezamento, sempre que couber.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) elaborou orientações para servidores acerca do teletrabalho, principalmente, para àqueles que precisam acessar sistemas de gestão internos da universidade e do Governo do Estado.

Nesta terça-feira, a Udesc já suspendeu o atendimento ao público externo, em conformidade com as novas medidas definidas pelo Governo do Estado para contenção do contágio pelo novo coronavírus. 

Todas as atividades acadêmicas (aulas de graduação e pós-graduação, incluindo na modalidade a distância), também estão suspensas.

Durante o período de suspensão, a instituição seguirá informando diariamente as comunidades acadêmica e externa sobre medidas em decorrência da doença. Dúvidas e solicitações poderão ser enviadas ao e-mail reitor@udesc.br.

Também na terça-feira, a Udesc já havia determinado a suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

O funcionamento dos restaurantes, bibliotecas e academias universitárias também estão suspensos.

Mudanças no ensino, pesquisa e extensão

Na tarde desta terça-feira, pró-reitores, diretores de centros e membros da próxima gestão da universidade estiveram reunidos para revisar orientações acerca do ensino na Udesc durante o período. Confira algumas decisões tomadas na reunião:
  • Atendimento nos centros: as solicitações e entregas de documentos deverão ser agendadas por e-mail ou telefone junto ao setor de estágio ou secretaria de ensino de graduação;
  • Os centros de ensino deverão disponibilizar o contato (e-mail e telefones) para a comunidade interna e externa;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados de seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado.
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas.
  • Mobilidade: alunos da Udesc em mobilidade fora do país que desejarem retornar ao Brasil, no período de suspensão das aulas, terão suas matrículas asseguradas. No caso de retorno o aluno deverá entrar em contato com a chefia de departamento/secretaria de ensino de graduação.
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira.
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital Nº 001/2019 - PAEX-PROCEU e editais a qualquer Tempo devem se limitar nos próximos 30 dias a etapa de planejamento.
  • Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês em sua vigência.
  • Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
Nesta terça-feira, o Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado por causa da pandemia de coronavírus. Com o decreto, estão suspensos por 30 dias eventos de qualquer porte e por sete dias os serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, entre outras medidas, a partir dessa quarta-feira, 18. Farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Servidores da universidade poderão trabalhar de forma remota para conter avanço do vírus
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC