Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

03/06/2019-14h10

Udesc recebe apoio do deputado federal Rodrigo Coelho para manutenção de duodécimo

 Deputado ofereceu total apoio à universidade e se comprometeu a defender manutenção do duodécimo da Udesc - Foto: Isabela Vargas 
Nesta segunda-feira, 3, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, recebeu a visita do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB). O parlamentar conversou com os professores da instituição sobre o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa que corta 10% do repasse de recursos via duodécimo à universidade.

O diretor geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, reforçou ao deputado que, entre outros prejuízos, o corte pode resultar em cancelamento de bolsas de Iniciação Científica e impossibilitar a produção de pesquisas. “Aqui não tem balbúrdia, tem um trabalho muito sério sendo feito”, afirmou Fragalli.

Coelho ofereceu total apoio à universidade e se comprometeu a defender a manutenção do duodécimo da Udesc. “Vamos lutar para não reduzir o investimento em bolsas, pesquisas e extensão. As pesquisas dão ao país condições para crescer, não só descobrindo remédios para doenças, mas criando tecnologias para as empresas e para a inovação no Brasil. Outro aspecto importante de se destacar é que a maioria dos professores do ensino fundamental são formados nas universidades públicas, então esse corte vai prejudicar também o ensino fundamental”.

O professor Antonio Heronaldo de Souza, reitor da Udesc entre 2012 e 2016, falou ao deputado sobre a necessidade de expansão da Udesc Joinville, que inclusive conta com um terreno de 40 mil m² cedido pela Prefeitura Municipal. A universidade já possui projeto para construção de um Centro de Projetos Multidisciplinares e de Visitação, que viabilizaria projetos estudantis desenvolvidos pelos acadêmicos e também atenderia alunos de ensino fundamental e médio. Outra proposta para a edificação seria um Centro de Análises, para agrupar os sofisticados equipamentos que a universidade possui e prestar serviços às indústrias e à comunidade local.

Sobre as propostas de ampliação da Udesc Joinville, o deputado acenou positivamente, destacando a possibilidade de repasse de emenda parlamentar à instituição. “Cada deputado federal  tem direito a 15 milhões de reais de emenda, por ano. Metade desse valor tem que ser para a saúde, mas podemos destinar um valor à universidade, como em laboratórios e instalações, para colaborar com o crescimento do ensino público e gratuito”, afirmou Coelho, que também se comprometeu a analisar as propostas da universidade e a realizar nova visita, em breve, para conhecer melhor os laboratórios e projetos desenvolvidos pela Udesc Joinville. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC