Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

14/05/2019-17h03

Udesc recebe apoio do deputado Silvio Dreveck contra corte de recursos

 
Deputado disse que vai defender permanência de duodécimo à Udesc - Foto: Isabela Vargas
Nesta segunda-feira, 13, representantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reuniram-se com o deputado estadual Silvio Dreveck (PP), em São Bento do Sul. Na pauta, o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que reduz em 10% o repasse de recursos via duodécimo à universidade, representando um corte superior a R$ 40 milhões nas contas da universidade.

Os diretores José Fernando Fragalli (Campus Joinville) e Nilson Ribeiro Modro (Campus São bento do Sul), acompanhados de professores e acadêmicos, expuseram ao parlamentar como o corte afetará a instituição. “Se esse corte se concretizar teremos como consequência a demissão de professores substitutos, além de outros funcionários terceirizados como de limpeza e segurança; cortes de auxílios alimentação e moradia, em bolsas de pesquisa, extensão e apoio discente; e ainda a suspensão de compra de equipamentos e de melhorias em laboratórios e salas de sala”, afirmou Fragalli.

De posse do cargo de deputado estadual por 60 dias, ocupando a vaga do deputado Altair Silva (PP), Dreveck disse que vê com preocupação a proposta do Governo. “A Udesc fez e faz muito por Santa Catarina e pelo país, levando conhecimento de grande qualidade, formando pessoas para o mercado de trabalho. Eu vou defender a permanência do duodécimo porque conheço a Udesc há muitos anos e não teria como ser favorável à redução dos recursos à universidade. Não vou ser incoerente com o que sempre defendi, sou a favor da Udesc e da educação, porque é um dinheiro bem aplicado”, afirmou o deputado.

Mobilização Nacional

Nesta quarta-feira, 15, a Udesc Joinville participará da mobilização nacional contra os cortes de recursos às universidades, abrindo suas portas para cerca de 800 estudantes de ensino médio que sonham em poder cursar uma universidade pública, gratuita e de qualidade como a Udesc.

O evento Udesc de Portas Abertas (UPA) já estava agendado desde o início do ano, quando a Direção se comprometeu com dezenas de escolas da região. Durante o dia, a Udesc exibirá cartazes de protesto e os monitores do evento utilizarão faixas pretas nos braços para demonstrar o descontentamento da comunidade acadêmica com o projeto do Governo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC