Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

16/04/2018-14h39

Udesc recebe título de Embaixada de Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade

Coordenadora do Gepes, Jurema Iara Reis Belli, entrega título ao reitor da Udesc, Marcus Tomasi - Foto: Divulgação
Foi realizada na última sexta-feira, 13, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, a cerimônia de instalação da Embaixada de Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade, ligada ao Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede mundial em Portugal, para a promoção da paz no mundo.

O evento contou com a presença da secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, além de conselheiros tutelares e de direito das regiões norte e nordeste de Santa Catarina.

Durante a cerimônia, o reitor da Udesc, professor doutor Marcus Tomasi, recebeu o título de curador da Embaixada de Direitos Humanos, com a missão de procurar contribuir para a promoção da paz no mundo e o bem comum da humanidade, no âmbito da cidadania global.

“A Udesc precisa desencapsular, ou seja, levar o conhecimento para fora da universidade. Sinto orgulho ao receber o título de Embaixada dos Direitos Humanos ao Serviço da OIDH para a promoção da paz no Mundo. Somos a única no país com esse título. Todo meu apoio a essa causa”, disse o reitor.

A universidade integra o OIDH, por meio do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (Gepes) desenvolvido em parceria com o Grupo Regional de Articulação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Gradcia).

“O grupo não tem nenhuma função institucional dentro do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, mas ele tem, sim, por vontade das pessoas que estão nesse grupo, a função de articular. E através dessa parceria com a Udesc, a gente consegue ter todo o apoio logístico para continuar desenvolvendo o projeto”, disse a coordenadora do Gradcia, Lourdes de Aquino.

O Gepes é resultado de um projeto de extensão criado há cerca de 15 anos na Udesc Joinville. Com a missão de aproximar a universidade da comunidade, o grupo reúne mensalmente os Conselhos Tutelares e de Direito de 16 municípios das regiões norte e nordeste de Santa Catariana para debater questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e buscar a garantia de políticas públicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC