Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

07/06/2019-16h46

Udesc regulamenta oferta de disciplinas em inglês para incentivar internacionalização

Udesc poderá atrair mais alunos estrangeiros e elevar intercâmbio com brasileiros - Foto: Gustavo Cabral Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta agora com o Programa Módulo Internacional, que define procedimentos e critérios para ampliar as ofertas de disciplinas em inglês nos cursos de graduação.

Regulamentada pela Resolução nº 025/2019 do Conselho Universitário (Consuni), a iniciativa contribuirá para internacionalizar a Udesc, atraindo mais acadêmicos estrangeiros de países que não adotam o português como idioma e possibilitando que estudantes brasileiros aprimorem seu conhecimento na língua inglesa.

A Secretaria Interinstitucional e Internacional (SCII) destaca ainda que a oferta de disciplinas em inglês trará impactos positivos para programas de dupla diplomação e cotutela, nos quais é possível o título de formação em duas instituições ao mesmo tempo.

Segundo a secretaria, antes dessa resolução, as matérias em inglês na Udesc só eram oferecidas pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Agora, de acordo com as novas regras, outros centros da universidade terão essa oportunidade.

"Isso reflete, por exemplo, em nós termos mais contato com outras universidades, oportunidades de novos convênios, novas parcerias e projetos. Como consequência de o professor poder oferecer a disciplina optativa ou eletiva, ele terá a oportunidade de participar de eventos internacionais, o que contribui para o nosso processo de internacionalização", ressalta a técnica universitária Julia Bittencourt, que atua na SCII. 

Como funcionará

Nas disciplinas optativas e eletivas, a oferta será concedida somente em um idioma, o inglês. Quando o curso não tiver essas matérias, as disciplinas obrigatórias poderão se enquadrar desde que também haja turma na língua portuguesa.

Os créditos das disciplinas ministradas na língua inglesa serão computados da mesma forma que o resto do currículo, cabendo a cada departamento ser responsável pela oferta e pelo gerenciamento das matérias.

Os professores de optativas ou eletivas que participarem do programa não poderão ter essas respectivas cargas horárias alocadas nos seus planos de trabalho.

No entanto, Julia explica que, em contrapartida, eles terão direito, no semestre seguinte, a uma passagem internacional de ida e volta e diárias internacionais para participar de eventos técnicos, científicos ou artísticos. Essa medida será regulamentada pela universidade por meio de uma instrução normativa.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a SCII pelo e-mail julia.bittencourt@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8080, das 13h às 19h.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC