O Programa de Extensão “Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade” VI Edição, está concorrendo na Faixa especial – Programas Permanentes de Extensão. Prevê sua atuação no território catarinense, com ênfase no planalto sul e norte, de forma interdisciplinar e interprofissional, bem como no Brasil e fora dele, a partir da oferta das ações de extensão voltadas para a qualificação das organizações governamentais e não governamentais e da rede de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher. São sete ações com características interinstitucionais, intercentros, interdepartamental e internacional, com abordagens que se complementam:
1) Iniciação ao AVA/Moodle para multiplicadores da Rede;
2) Qualificação em Políticas Públicas e Tecnologias de Proteção à Mulher;
3) A Internet na perspectiva dos Direitos Humanos das Mulheres;
4) Empreendedorismo Feminino para mulheres em situação de violência doméstica e familiar;
5) Evento ‘Políticas Públicas e Tecnologias de Proteção à Mulher”;
6) Roda de conversa interseccional;
7) Produção científica e material didático-pedagógico'. A operacionalização e execução das atividades extensionistas se vincula ao Grupo CNPq ‘Extensão, Pesquisa e Ensino em Direitos humanos, Cidadania e Diversidade’ e ao Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex/CEAD/UDESC), Laboraratório de Direitos Humanos (LabDH/CEAD/UDESC), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB/UDESC), Núcleo Extensionista Rondon (NER/UDESC), do Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC); e integra o objeto de um projeto de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan/FAED/UDESC) com execução prevista em 39 municípios da 2a Região de Polícia Militar/SC, além de outros que poderão se interessar.
Programa vínculado ao Laboratório de Direitos Humanos - LabDH, do Centro de Educação a Distância - CEAD, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.