O programa de extensão “Memória e patrimônio: universidade, escola e comunidade unidas por um princípio educativo” está vinculado ao CEAD/UDESC, tem ligação com os grupos de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade”, “Culturas Escolares, História e Tempo Presente”, com o Laboratório de Direitos Humanos do CEAD/UDESC e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Busca aproximação entre a universidade e a comunidade, especialmente com estudantes e educadores da Educação Básica de instituições públicas, possibilitando a reflexão sobre o entrelaçamento entre educação, cultura, patrimônio e memória. O programa conta com quatro ações, sendo elas:
Ação 1 – Itinerários de Educação Patrimonial - coordenada por Marilane Machado de Azevedo Maia;
Ação 2 – Memórias de uma escola centenária catarinense - coordenada por Tânia Regina da Rocha Unglaub;
Ação 3 – Universidade, escola e comunidade unidas pela construção da identidade de uma escola centenária - coordenada por Marilane Machado de Azevedo Maia;
Ação 4 - Conexão entre patrimônio cultural, identidade escolar e prática pedagógica - coordenada por Tânia Regina da Rocha Unglaub.
Todas as ações utilizarão a abordagem metodológica qualitativa, utilizando a pesquisa-ação e prevê a construção de ações coletivas e avaliações no seu percurso. Pretende-se, portanto, aproximar universidade e comunidade, efetivando atividades extensionistas imprescindíveis para a construção da consciência histórica e da reflexão crítica.
Programa vínculado ao Laboratório de Direitos Humanos - LabDH, do Centro de Educação a Distância - CEAD, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Informações do Programa de Extensão
Coordenadora
Técnica Universitária Dra. Marilane Machado de Azevedo Maia