Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

03/06/2025-14h52

Automação de processos no Moodle é finalista do Prêmio Udesc de Inovação

Equipe do laboratório é coordenada pela professora Carmen Pandini (de óculos) - Foto: Ascom Udesc Cead
Um trabalho realizado no Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está entre os finalistas do 1º Prêmio Udesc de Inovação na categoria "Setor".

O projeto Automação de Processos na Plataforma Udesc.Edu abrange uma série de inovações feitas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) usado pela universidade, por iniciativa do Laboratório Multidisciplinar de Desenho de Recursos Didáticos de Educação Híbrida, Aberta e a Distância (Multi.Lab.EHAD). Mais de dez pessoas, dentre docentes, pesquisadores e técnicos, formam a equipe responsável.

A coordenadora do Multi.Lab.EHAD, Carmen Cipriani Pandini, explica que o projeto inscrito reúne "pequenas inovações incrementais, tanto metodológicas quanto tecnológicas, implementadas para otimizar o tempo dos professores e a qualidade do ensino ofertado".

Materiais didáticos

"Todos os recursos de automação criados têm como objetivo principal reduzir o tempo utilizado pelos professores para a criação dos materiais didáticos virtuais. A intenção é desobrigar os docentes da tarefa de adaptar os conteúdos trabalhados nas disciplinas para o ambiente virtual", afirma o professor Igor Reszka Pinheiro, que faz parte da equipe.

Algumas inovações já foram implementadas e outras estão em fase de produção (veja mais abaixo). Conforme Pinheiro, a automação dos processos na plataforma vem ocorrendo de maneira gradual há quatro anos, antes mesmo dela ser batizada de Udesc.Edu, em 2023.

Inovações

A proposta finalista do prêmio destaca quatro inovações já implementadas, que podem ser conferidas em salas do Udesc.Edu e em funcionalidades da plataforma, e duas em fase de produção.

Implementadas:

  • Modelos automáticos de formatação de texto (disponível em qualquer campo de edição de texto da plataforma);

Em produção:

  • Plugin de formatação automática de menus;
  • Painel de informações agregadas para coordenadores.

Design educacional

A coordenadora do Multi.Lab.EHAD destaca que a automação do maior número de processos na Udesc.Edu é uma alternativa buscada pela equipe uma vez que, na Udesc, a diagramação e a adaptação dos conteúdos produzidos para o formato digital é feita, em muitos casos, pelos próprios professores.

"Instituições que atuam no EAD têm um desafio a enfrentar: ou investem em equipes de design educacional, ou demandam dos professores que produzam os materiais didáticos digitais das disciplinas. Isso exige que o corpo docente, além de ser muito competente tecnicamente na sua própria área, desenvolva o domínio das tecnologias educacionais", afirma Carmen.

Qualidade de ensino

A equipe ressalta que a preocupação em reduzir o tempo dedicado pelos professores à criação dos materiais didáticos virtuais tem uma finalidade bem clara: permitir que se dediquem ao acompanhamento das turmas.

"O EAD da Udesc é verdadeiramente único. Muitas instituições de ensino contratam docentes para produzir conteúdos, que são adaptados para o formato digital. Na universidade estadual catarinense, cada disciplina possui um ou mais professores integralmente dedicados à turma durante todo o semestre. Esse tempo economizado pode ser empregado para a elaboração e a execução de novas práticas didáticas junto aos estudantes", comenta a professora.

Estimativas de economia

A equipe do Multi.Lab.EHAD fez uma estimativa dos benefícios que as inovações trouxeram na otimização de tempo dos professores. Veja a análise (em valores aproximados):

A criação das salas virtuais de avaliação reduziu o tempo médio de formatação das provas de 4 horas para 15 minutos por professor.

O agregador de relatórios de pesquisas de satisfação reduziu o tempo médio de análise das pesquisas de 12 horas para 3 minutos por coordenador de curso.

Os modelos automáticos de formatação de texto reduziram o tempo médio de formatação de cada página das lições virtuais de 20 minutos para 2 minutos por professor.

A criação do banco de lições reduziu o tempo médio de preparação das salas de aula virtual de 30 horas para 4 horas por professor.

Para o plugin de formatação automática de menus, em produção, a estimativa é que reduza o tempo médio de diagramação dos planos de ensino e agendas de atividades de 2 horas para 1 minuto por professor.

Resultados

"Ao somar o tempo economizado por todos os recursos de automação já criados, estima-se que cada professor efetivo, colaborador ou formador, dependendo da sua disciplina, tenha ganho entre 20 e 50 horas de trabalho para aprimorar as práticas pedagógicas já em andamento, ou para desenvolver novas atividades", destaca a equipe.

"Cada curso EAD da Udesc tem um modelo pedagógico e, consequentemente, uma sala de aula virtual diferente, por isso é difícil sintetizar o impacto das inovações implementadas em um único número", afirma Carmen. 

No caso da Udesc Cead, um dos resultados mais visíveis - e apreciados pelos estudantes - é o aumento do número de vídeos produzidos pelos professores, em comparação com o de textos em formato PDF.

Outra forma usada pela equipe para mensurar o impacto das automações é a proporção de atividades criadas em cada disciplina do AVA no primeiro quartil do período letivo, o que permite verificar a agilidade dos professores para disponibilizar os materiais didáticos virtuais aos estudantes, e quanto tempo letivo ainda tiveram disponível exclusivamente para o acompanhamento pedagógico.

"A automação dos processos vem reduzindo o tempo necessário para os professores disponibilizarem conteúdos de qualidade nas suas respectivas disciplinas", confirma Carmen.

Conforme a coordenadora, as inovações foram disponibilizadas inicialmente para os cursos da Udesc Cead, como projeto piloto, mas podem ser replicadas facilmente para os demais centros de ensino presenciais da universidade, seja para a oferta de cursos EaD ou em regime híbrido.

Evolução do EAD

"Desde a criação da Udesc Cead, o EAD já foi ofertado de diversas maneiras, adaptando-se, sobretudo, às tecnologias educacionais disponíveis no momento: apostilas, cadernos pedagógicos, arquivos em PDF, videoaulas e, atualmente, os AVA. Cada recurso promoveu um incremento na qualidade de ensino ofertado, mas sempre ao custo de um aumento na complexidade do seu manuseio. Atualmente, a plataforma Udesc.Edu, desenvolvida com base no Moodle, possui um número enorme de funcionalidades, mas o uso adequado de cada uma delas para fins pedagógicos requer estudos relativamente avançados. Todos os semestres, o Multi.Lab.EHAD pesquisa junto a professores e estudantes quais recursos aparentam ser mais promissores para uso no nosso contexto, bem como aqueles que aparentam ter baixa usabilidade ou exigem elevado tempo de configuração. Esses recursos, além de se tornarem alvo de formações continuadas, se tornam objeto dos processos de automação. O processo de implementação das inovações como um todo, portanto, trata-se de um esforço coletivo, seja na interação direta com discentes, seja no desenvolvimento de soluções para melhorar essas interações. Como os problemas apresentados são de natureza complexa, a equipe combina diversas especialidades para encontrar as soluções: pedagogia, psicologia, design, arte, programação e comunicação", conclui a professora.

Confira a equipe do Multi.Lab.EHAD:

  • Carmen Maria Cipriani Pandini (coordenadora)
  • Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco  (vice-coordenadora)
  • Dafne Fonseca Alarcon (professora colaboradora)
  • Gisele Adriana Maciel Pereira (professora colaboradora)
  • Igor Reszka Pinheiro (professor colaborador)
  • Maristela Muller (professora colaboradora)
  • Rafael Araújo Saldanha (professor colaborador)
  • Armando Cardoso Ribas (professor colaborador)
  • Marcia Melo Bortolato (bolsista pesquisadora)
  • Ana Paula Netto Carneiro (bolsista pesquisadora)
  • Ivoneti da Silva Ramos (professora pesquisadora)
  • Max Leiras Prujansky (técnico universitário)
  • Luiz Fabiano da Silva (técnico universitário)

Mais informações sobre o laboratório podem ser obtidas no site.

Sobre o prêmio

O Prêmio de Inovação Udesc contempla propostas individuais e coletivas em oito categorias: aluno de graduação; aluno de pós-graduação; egresso; docente; técnico; projeto; setor; e centro.

Os trabalhos foram avaliados segundo critérios como relevância, originalidade e impacto das inovações, levando em conta as especificidades de cada categoria.

De acordo com a coordenadora de Projetos e Inovação da Udesc, Elaine Zeni Vieira, a grande quantidade de inscrições “reflete a força criativa e o compromisso com a transformação que existe em todos os setores da universidade”.

Os vencedores receberão troféus (1º lugar) e certificados (2º e 3º lugares). A cerimônia de premiação está marcada para 11 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do laboratório é coordenada pela professora Carmen Pandini (de óculos)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC