Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

26/11/2020-16h32

Canal da Udesc no YouTube publica mais de cem vídeos dos conselhos e de pesquisas

Canal da Udesc tem quase 1,5 mil pessoas inscritas e aproximadamente 600 vídeos - Imagem: Reprodução
Desde a última semana, alunos, técnicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), além da comunidade externa, podem assistir a vídeos antigos das sessões do Conselho Universitário (Consuni) e de outros conselhos, assim como projetos de divulgação científica, pelo YouTube, no Canal da Udesc.

Mais de cem transmissões de sessões do Consuni, de outros conselhos e de câmaras referentes ao período entre 2016 e início de 2020 já estão disponíveis no catálogo do Canal da Udesc, além de 21 vídeos do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), gravados para prestação de contas por parte de pesquisadores da instituição.

Os vídeos dos conselhos e do Proeven foram migrados ao Canal da Udesc para facilitar o acesso ao conteúdo por todos os públicos. Confira a playlist dos conselhos e a playlist do Proeven.

"O YouTube é um serviço com mais familiaridade entre as pessoas, com uma interface mais simples e intuitiva de ser utilizada", enfatiza o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Vinícius Linhares, responsável pela operação.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, a divulgação dos vídeos sobre pesquisas científicas da Udesc no YouTube ajuda a informar ainda mais a sociedade sobre as contribuições da universidade. "Atualmente, temos mais de 212 grupos de pesquisa na instituição e precisamos incentivar a divulgação dos estudos em cada vez mais canais", ressalta.

O Canal da Udesc tem quase 600 vídeos e algumas playlists específicas, como gravações de formaturas online, vídeos do projeto Udesc Pesquisa e quase 200 dicas de exercício do programa Ritmo e Movimento.

Transmissões ao vivo e de forma simultânea

Além do repositório de vídeos, o Canal da Udesc tem sido utilizado para a realização de transmissões ao vivo de eventos, inclusive de forma simultânea, com o apoio técnico das secretarias de Comunicação (Secom) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Um exemplo ocorreu nesta quarta-feira, 25, quando foram transmitidas ao mesmo tempo uma sessão da Câmara de Administração e Planejamento do Consuni (CAP) e a programação vespertina do webinar Ensino Híbrido no Ensino Superior.

Para o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Brüning Schmitt, as transmissões ao vivo pela internet, também conhecidas como lives, são uma tendência na comunicação institucional e devem ser valorizadas cada vez mais na universidade.

"Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as plataformas digitais de transmissão de conteúdo ao vivo tornaram-se ainda mais importantes no processo de comunicação das ações da Udesc aos seus públicos estratégicos", avalia Schmitt.


Biblioteca e centros também têm canais

A Biblioteca Universitária (BU), da Udesc, também tem utilizado o YouTube para divulgar suas produções e já publicou mais de 50 vídeos no Bibliotube, com diversos tutoriais de orientações para pesquisas, trabalhos acadêmicos, dissertações, monografias, artigos, teses, entre outros assuntos.

A produção dos vídeos foi intensificada no período de pandemia e aulas não presenciais para auxiliar a comunidade acadêmica. A Biblioteca Universitária também tem promovido transmissões ao vivo, com dicas para trabalhos acadêmicos. As gravações ficam disponíveis na playlist de capacitações.

Alguns centros da universidade também já estão no YouTube. Acesse os seguintes canais: Udesc Balneário CamboriúUdesc CeartUdesc Esag e Udesc Oeste.

Outras redes sociais

Além do Canal da Udesc, a Secretaria de Comunicação faz a gestão das redes sociais da universidade no Facebook, Instagram e Twitter e envia notícias também pela newsletter Udesc em Rede e pelo WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Canal do Youtube da Udesc tem quase 1,5 mil pessoas inscritas e aproximadamente 600 vídeos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC