Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

15/08/2018-17h27

Centros da Udesc debatem créditos curriculares para extensão universitária

Um dos eventos realizados nesta semana ocorreu nas instalações da Udesc Oeste em Chapecó - Fotos: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está promovendo debates nos centros de ensino sobre o papel e o valor da extensão universitária e sobre o processo de curricularização da extensão para aprimorar afazeres acadêmicos e administrativos das instituições brasileiras.

A iniciativa dá continuidade a eventos já realizados pela Udesc: duas edições do Seminário Institucional Sobre a Creditação da Extensão Universitária; 13º Encontro de Extensão, que teve o tema "Curricularização e cidadania ativa"; e a mesa de discussão "Desafios curriculares frente à creditação da extensão", do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul).

Entre segunda, 13, e quarta-feira, 15, houve palestras e reuniões de discussão com os núcleos docentes estruturantes (NDEs) no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, e no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que abrange Chapecó e Pinhalzinho. Também estiveram presentes gestores, chefes de departamento, professores, técnicos e estudantes, assim como servidores de outros centros. 

Além dos debates, os participantes viram apresentações do professor Etevaldo Almeida Silva, que atua na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), onde foi pró-reitor de Extensão entre 2013 e 2017, e desempenhou funções no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e na Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Outra atividade foi a exibição de um vídeo com orientações gerais sobre a curricularização da extensão. Confira:



Processo coletivo

A curricularização da extensão pretende assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação prioritariamente para as áreas de grande pertinência social.

"Num ambiente democrático e respeitando as especificidades dos centros de ensino, estamos, com os debates, construindo o processo de curricularização da extensão da universidade em bases sólidas", destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão.

Segundo ele, "a curricularização já é uma realidade no ensino superior brasileiro. Trata-se de uma revolução sem volta, rumo a uma universidade verdadeiramente progressista". 

Ainda neste semestre, as discussões sobre o tema serão levadas às demais unidades de ensino da Udesc, sempre com a presença de especialistas em extensão universitária.

Mais informações

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas na página da curricularização da extensão e pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br.

Acompanhe a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, pacote Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC