Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

24/01/2020-18h34

Chamadas da Udesc começam prazo para iniciação à docência e residência pedagógica

Professores de licenciatura devem se inscrever até 5 de fevereiro - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu inscrições nesta sexta-feira, 24, para duas chamadas internas de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Confira as regras das chamadas do Programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Em ambas as chamadas, professores de licenciatura da Udesc poderão enviar o formulário de inscrição até 5 de fevereiro, para o e-mail proen.reitoria@udesc.br.

As áreas gerais de iniciação à docência, conforme a Capes, são: Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Informática, Sociologia, Filosofia e as licenciaturas Intercultural Indígena, em Educação do Campo e em Pedagogia.

RP

A chamada interna do Programa Residência Pedagógica da Udesc foi publicada conforme estabelecido pelo Edital nº 01/2020 da Capes.

Essa iniciativa integra a Política Nacional de Formação de Professores e busca induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso.

Os docentes inscritos deverão participar de reunião em 11 de fevereiro, das 16h às 17h30, na Proen, que dará orientações sobre apresentação dos subprojetos, projeto institucional e indicação de coordenador institucional. Confira a íntegra da chamada.

Pibid

A chamada interna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Udesc foi publicada conforme estabelecido pelo Edital nº 02/2020 da Capes.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior.

Os docentes inscritos deverão participar de reunião em 11 de fevereiro, das 14h às 15h30, na Proen, que dará orientações sobre apresentação dos subprojetos, projeto institucional e indicação de coordenador institucional. Confira a íntegra da chamada.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Ensino de Graduação da Udesc, pelo e-mail 
proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC