Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

22/11/2022-15h18

Comitiva integrada pela Udesc inicia segunda etapa de missão internacional na Ásia

Vice-reitor Luiz Coelho participa da missão, que esteve no Japão na semana passada - Fotos: Mayara Cardoso
A comitiva catarinense de instituições de ensino superior em missão internacional ao continente asiático concluiu na semana passada a primeira parte da viagem, no Japão, e iniciou nesta segunda-feira, 21, em Singapura, a segunda etapa de visitas e reuniões para conhecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação e prospectar parcerias.

O vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Luiz Antônio Ferreira Coelho, integra o grupo, que conta com gestores de cerca de 20 instituições de ensino superior de SC e é liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Na primeira semana de atividades, no Japão, a comitiva visitou a Universidade Tecnológica de Tóquio, a Embaixada do Brasil, o Instituto Tecnológico da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão, a Universidade de Chukyo e a Universidade de Quioto. As conversas abordaram parcerias na área de pesquisa e para intercâmbios da graduação ao pós-doutorado.

Os gestores também conheceram estruturas de incentivo a startups que colocam o Japão entre os países que mais têm investido na área; inovações em armazenamento de acervos de biblioteca; estruturas de treinamento para excelência acadêmica aliada à excelência no esporte; cases de pesquisa; e áreas nas quais é possível estreitar relações e promover colaborações entre pesquisadores.

Em Singapura, a viagem iniciou com visitas à Universidade Tecnológica Nanyang e à startup 2D Solutions.

Desenvolvimento

A missão tem foco na difusão e no desenvolvimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina para o desenvolvimento de ações na área. Além de conhecer de perto os processos, as dinâmicas e os resultados obtidos nas iniciativas de cada uma das instituições que fazem parte do roteiro da missão, será possível iniciar relações institucionais tanto no Japão quanto em Singapura.

"A comitiva está indo conhecer possibilidades de parcerias com universidades e institutos, bem como formas de parcerias entre universidades e empresas. Os dois países têm modelos muito bem sucedidos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Também buscaremos conhecer como esses países têm abordado novas metodologias ligadas ao ensino de graduação", destaca o vice-reitor da Udesc.

Além da Udesc, integram a comitiva representantes das seguintes instituições: Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, UFFS, Ufsc, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Acafe
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vice-reitor Luiz Coelho participa da missão, que esteve no Japão na semana passada
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC