Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

14/10/2021-13h14

Dissertação de Mestrado da Udesc Esag aborda políticas públicas para mulheres

 
Kely Mattos Figueiredo defenderá nesta sexta-feira, 15, às 16h, sua dissertação “A formulação da agenda de políticas públicas de gênero a partir da perspectiva de strategizing” no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcello Beckert Zappellini.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 15, a partir das 16h)

A pesquisa teve como objetivo estudar como o processo de formulação de políticas públicas ocorre na prática, dentro das dinâmicas das instituições responsáveis por sua concepção. O estudo considerou a perspectiva de strategizing, conceito relacionado à atividade e ao modo de como os responsáveis fazem a estratégia, e buscou verificar a possiblidade de adotar essa perspectiva para uma agenda de políticas públicas de gênero.

O local de estudo escolhido foi a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Florianópolis (CMPPM). A instituição foi criada em 2008 com o objetivo de articular e desenvolver políticas públicas para as mulheres visando o combate da desigualdade, exclusão, discriminação e a promoção da cidadania feminina e igualdade entre os gêneros.

A pesquisa conclui que a formação de políticas públicas (práticas de formulação e implementação) é realizada de forma incremental e que o processo político sofre influência da ação humana de todos os stakeholders envolvidos (atores políticos, participantes da sociedade civil, público-alvo etc.), cujas lacunas, vivências e subjetividades devem ser levadas em conta.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (15h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8400 / 99117-1924
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC