Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

26/09/2024-19h26

Docente da Udesc Cead aborda educação inclusiva em evento sobre autismo em Xanxerê

Cléia Pereira abordou a educação inclusiva como direito humano - Fotos: Divulgação
A professora Cléia Demétrio Pereira, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou uma palestra no 4º Seminário Regional Autismo nos Diferentes Contextos da Vida, realizado em Xanxerê, no Oeste Catarinense, na última terça-feira, 24.

Promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) e pela Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), o evento ocorreu no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram das atividades, de forma presencial e online, incluindo profissionais de educação, gestores municipais e interessados no tema.

Direitos humanos

A professora Cléia abordou o tema "A educação inclusiva como princípio dos direitos humanos: reflexões sobre o trabalho colaborativo nas práticas curriculares".

Docente do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad) e atual diretora de Extensão da Udesc Cead, ela coordena o Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) e o programa de extensão permanente que atua de forma articulada.

Cléia conta que o evento em Xanxerê é desenvolvido em parceria com a Udesc Cead desde sua primeira edição, sendo resultado de um acordo de cooperação firmado com a universidade.

Experiências

"Esta é a quarta edição que participamos, junto de outros profissionais, de famílias atípicas e de pessoas com autismo, partilhando suas experiências de vida pessoal e escolar", conta a professora.

A programação deste ano discutiu questões como capacitismo, educação e as especificidades do autismo no contexto educacional.

As palestras apresentaram exemplos práticos das melhores abordagens para trabalhar com crianças autistas, e abriram espaço para esclarecer dúvidas e compartilhar demandas.

Municípios

O encontro teve participação de profissionais de todos os 14 municípios da Amai: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Conforme os organizadores, o seminário visa "promover a inclusão e a compreensão das necessidades específicas das crianças autistas, além de incentivar um diálogo aberto entre profissionais e familiares".

Sobre o autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento.

Pessoas com autismo podem apresentar uma ampla gama de habilidades e desafios, o que torna cada caso único. Algumas podem ter dificuldades na comunicação verbal e não verbal, enquanto outras podem exibir habilidades extraordinárias em áreas específicas, como matemática, música ou arte.

A conscientização e a formação de educadores são essenciais para garantir que crianças autistas recebam o apoio necessário para prosperar em ambientes educacionais. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Fecam.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cléia Pereira abordou a educação inclusiva como direito humano
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC