Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

07/10/2020-19h50

Editora Udesc lança e-book de egressa de Artes Visuais sobre ativista Ken Saro-Wiwa

Ken Saro-Wiwa é internacionalmente conhecido pela defesa dos direitos humanos e ambientais - Arte: Div.
Em 10 de outubro, se estivesse vivo, o ativista nigeriano Ken Saro-Wiwa (1941-1995) comemoraria 79 anos. Para marcar a data, a pesquisadora Elisa Dassoler, egressa do Doutorado em Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, promoverá uma live no sábado, 10, às 16h, no Instagram, para lançar o livro "Ken Saro-Wiwa – arte e ativismos na luta por justiça ambiental". 

Acesse a página da live e faça download do livro digital sobre Ken Saro-Wiwa, lançado pela Editora Udesc.

Baseada na tese de doutorado pela Udesc Ceart, a obra de Elisa traz a biografia de Saro-Wiwa no campo das artes e da política. Autor de mais de 20 livros em diversos gêneros literários, o nigeriano também escreveu colunas de jornais.

"Saro-Wiwa foi autor e produtor de Basi and Company, um seriado televisivo de humor que, durante cinco anos, bateu recordes de audiência na Nigéria, com mais de 30 milhões de espectadores semanais", conta Elisa.

Mas foi como defensor dos direitos humanos e ambientais que Saro-Wiwa ficou internacionalmente conhecido. Antes e depois do seu assassinato pela ditadura militar nigeriana, ele recebeu diversos prêmios, dentre eles o Goldman de Meio Ambiente e o Prêmio Nobel Alternativo.

"Conhecer a história de defensores humanos e ambientais, especialmente no Sul global, ajuda na compreensão da complexa geopolítica de exploração do trabalho e dos recursos naturais nos dias de hoje, mas também as diferentes formas de ativismo em prol de um mundo mais plural e justo com aqueles cujos direitos foram violados", diz Elisa.

Live

A live pode ser conferida pelo perfil @kensarowiwa_presente no Instagram e contará com a participação de três convidadas: Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (autora do prefácio), Mariana de Mattos Rubiano (autora do posfácio) e Thaís Nozaki (artista visual que fez a xilogravura da capa).

Filme

Junto com sua tese de doutorado, Elisa lançou, em 2017, o documentário de longa-metragem "Ken Saro-Wiwa, presente!" (veja a parte 1 abaixo).

Através de entrevistas com artistas, ativistas e familiares, o documentário apresenta sua história, os impactos causados pela exploração de petróleo no Delta do Rio Níger, na Nigéria, e a relevância política e cultural de projetos artísticos em Londres dedicados à sua memória. O filme já foi exibido em festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.


Serviço

O QUÊ: Lançamento do e-book "Ken Saro-Wiwa – arte e ativismos na luta por justiça ambiental".
QUANDO: Sábado, 10, às 16h.
ONDE: Live pelo perfil @kensarowiwa_presente no Instagram.
QUANTO: Evento virtual gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC