Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

13/04/2021-15h47

Estudantes de Licenciatura em Artes Visuais levam trabalhos para exposição virtual na Galeria Jandira Lorenz

O projeto envolve verbetes sobre educação e pandemia

 
O curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai realizar a exposição virtual “Ver.be.tes. - Educação em tempos de pandemia”, com os trabalhos feitos na disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, no primeiro semestre letivo de 2020. A partir da próxima quinta-feira, 15 de abril, a mostra estará disponível no site da Galeria Jandira Lorenz

Na produção do trabalho, cada estudante pensou em um verbete, uma palavra que refletisse o tema educação e pandemia. A professora da disciplina, Tharciana Goulart, conta que por ter sido proposto em 2020, logo no retorno remoto das aulas, as questões pessoais que os alunos enfrentavam naquele momento transpareceram nos verbetes. 

A ideia de organizar o projeto em verbetes surgiu da leitura do livro “P de Professor”, de Jorge Larrosa e Karen Rechia, que foi trabalhado na disciplina antes da pandemia da covid-19. No livro, os autores constroem verbetes de forma não tradicional, e também abordam o tema educação. “Eu pude deixar que cada um escolhesse uma palavra para pensar educação, e criasse um verbete de uma forma mais singular, que partisse de um desejo ou inquietação deles”, explica Tharciana. 

Expor os trabalhos não estava nos planos iniciais da disciplina. Na avaliação final, a professora viu “a potência nos textos, na forma como foram escritos, como as imagens foram desenvolvidas”, e decidiu pela exposição. Ela também reflete que há uma questão em levar trabalhos de professores/artistas/pesquisadores em formação a uma galeria de arte: “como que um professor de artes visuais pensa e articula suas ideias, como ele pensa educação”, e completa, “é um tema relevante, que está aí e merece ser pensado”.

“Ver.be.tes. - Educação em tempos de pandemia” faz parte do Projeto Integrado do curso de Artes Visuais, tem parceria com o Centro Acadêmico de Artes Visuais, o Coletivo Compor, o Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, o Grupo Articulações Poéticas e o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Ceart. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC