Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

10/04/2024-20h35

Evento marca lançamento de publicações da Pró-Reitoria de Extensão da Udesc

Foto: Divulgação
Na tarde da última segunda-feira, 8, foi realizado no plenarinho da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o lançamento de publicações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Universidade. Na ocasião foram publicados catálogos, relatórios, publicações infantis, revistas, livros, entre outras obras, sendo algumas delas impressas e distribuídas aos participantes, e todas disponibilizadas digitalmente.

O evento iniciou com apresentação da Orquestra Udesc, com repertório escolhido pelo coordenador do projeto, professor João Titton, e em seguida o público foi recebido para apresentação das obras lançadas.

Além do reitor da Udesc, Dilmar Baretta, de pró-reitores da universidade e coordenadores da Proex, estiveram presentes representantes do município de Água Doce, que recebeu abertura da Operação do Núcleo Extensionista Rondon em 2023, e do prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, que sediará a abertura da Operação Caminho dos Canyons, do Núcleo Rondon em 2024. Também compareceram representantes do Observatório Social do Estado de Santa Catarina e da Defesa Civil.

“Alunos, servidores da Udesc, autoridades e público em geral lotaram o Plenarinho para uma tarde de cultura, literatura e confraternização entre os presentes”, conta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos. Representantes do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc, da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), de representantes de movimentos sociais e acadêmicos também estiveram presentes.

Durante o evento também foi realizada a entrega de placas em homenagem aos serviços prestados por tempo de serviço aos servidores da Proex. Na solenidade, o reitor Dilmar Baretta destacou a importância da extensão da Udesc como referência nacional nesta área e salientou o processo de internacionalização das ações extensionistas que a Universidade vem realizando.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, o evento realizado “é mais uma entrega importante da extensão da Udesc para a sociedade catarinense. Através de ações de extensão e cultura, conseguimos fortalecer nosso compromisso de desenvolvimento regional e formação de excelência, pois extensão é formação”.

Confira as obras lançadas, que estão disponíveis digitalmente no site da Proex.

Relatório Indicadores da Extensão Universitária da Udesc

Este livro, em formato de relatório, apresenta os indicadores da extensão Universitária da Udesc. Pioneira e líder em discussões acerca de indicadores da extensão, a Udesc vem se destacando nacionalmente pelo trabalho nesta área. Esta obra apresenta uma proposta para mensuração de indicadores, a partir de série histórica construída com dados da Universidade.

Catálogo de Extensão e Cultura 2022-2023

A mais nova edição do Catálogo de Extensão e Cultura da Udesc apresenta de forma resumida as mais de 1.200 ações de extensão da Universidade, abrangendo as oito áreas da extensão universitária. O novo catálogo é uma demonstração evidente da força da extensão e da cultura propagadas pela Udesc.

Revista Cidadania em Ação

Periódico da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), que divulga a produção extensionista da Udesc e de outras instituições. O lançamento será do volume 7, número 2 (2023): Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, publicada em 19 de fe vereiro deste ano.

Conhecendo o NER

Nesta obra, o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Udesc apresenta sua mais nova publicação, trazendo histórico, relatos de rondonistas, planos de oficinas, imagens de operações, impactos das ações realizadas e estatísticas diversas, além de muitas outras informações.

Prêmio Universitário de Fotografia Udesc 2023

Esta publicação organizada pela Coordenadoria de Cultura da Proex apresenta as fotos vencedoras e destacadas de mais uma edição do Prêmio de Fotografia da Udesc, com o tema “Água, uma maravilha da natureza”, apresentando a expressão artística de estudantes e servidores.

Anais do Ceped 2023

Os Anais do 3º Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres, e do 1º Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres, apresenta o resumo dos trabalhos apresentados em formato de pôster e também traz detalhes da programação do evento que contou com palestrantes nacionais e internacionais, reunindo mais de 500 participantes na Udesc Lages.

Inovação para crianças

O livro Inovação para Crianças apresenta com cientificidade lúdica uma forma de trabalhar o tema inovação com crianças. A obra já foi utilizada em oficinas do Núcleo Rondon, impactando crianças pelo Estado de Santa Catarina, e recebe o apoio da Proex para propagação de uma cultura de inovação desde a fase inicial da formação cidadã.

Aventuras de uma pipa com educação fiscal

Este livro, construído a partir de uma parceria da Udesc com Secretaria de Educação de Tubarão e Observatório Social de Santa Catarina, apresenta aspectos de educação fiscal e cidadania que contribuem para inserção deste tema em espaços educacionais.

Aventuras de uma pipa no projeto Rondon Udesc

Este livro foi elaborado para acompanhar as ações do Núcleo Extensionista Rondon (NER), apresentando o conceito de Extensão Universitária e as muitas formas de se realizar extensão visando o desenvolvimento regional. O livro já foi utilizado na Operação Horizonte, em 2023, e chegou em mãos de milhares de crianças.

Aventuras de una cometa en eventos meteorológicos

Escrito em espanhol, este livro de tirinhas de “una Cometa” (uma pipa, em espanhol) visa a internacionalização das ações de extensão. Esta é uma ação do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) para divulgar o trabalho também em outros países da América Latina. A publicação será utilizada em oficinas do Rondon e em instituições parceiras que utilizam o idioma hispânico.

Prevenção de riscos e desastres para crianças

Mais uma obra da Udesc, em parceria com seus programas de extensão e o Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) para auxiliar na formação de uma cultura de prevenção a riscos e desastres. Este novo livro conta uma aventura da indígena Yara com Beyonça, sua oncinha de estimação, em forma de livro infantil.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC