Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

19/03/2024-18h12

Evento marca os cinco anos de criação do novo conceito da Biblioteca da Udesc

Evento teve presença da comunidade acadêmica e de autoridades - Foto: Heloísa Faria/Secom Udesc
Em 12 de março, dia do Bibliotecário, a Biblioteca Universitária (BU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu um evento em comemoração aos cinco anos de sua nova identidade visual.

A celebração, que recebeu em média 70 pessoas, contou com discursos de Gabriela Botelho Mager, pró-reitora de Ensino; Dayane Dornelles, coordenadora da Biblioteca Universitária (BU);  Anelise Zimmermann, diretora de Ensino de Graduação do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart); e Debora Pontes Esteves, servidora do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e cerimonialista do evento.

A atividade também também marcou o lançamento do documentário "5 anos de um novo conceito de Biblioteca Universitária", que traz relatos de professores, bibliotecários, bolsistas e parceiros que contribuíram para o desenvolvimento da identidade visual da BU, além de evidenciar as mudanças físicas e culturais resultantes desse processo.

De acordo com Luiza da Silva Kleinubing, coordenadora da BU de 2018 a 2023, esse projeto possibilitou comunicar à comunidade acadêmica a mudança de postura, conceito e imagem dos espaços e serviços das bibliotecas.

"Nosso objetivo era que os usuários enxerguem as bibliotecas da Udesc como locais acolhedores e descontraídos, onde as pessoas se reúnem para compartilhar livros e ideias. A identidade visual, de forma divertida e colorida, contribuiu para que nossa comunicação alcançasse nossos usuários de maneira amigável", conta.

Concebida em 2019, essa identidade visual recebeu reconhecimento no ano seguinte ao seu lançamento, sendo premiada com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, nas categorias "Design Gráfico" e "Design de Ambientes" do 8º Prêmio Bornancini de Design.

Anelise Zimmermann, professora do departamento de Design da Udesc, ressalta que o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso do projeto. "Trabalhamos juntas pela biblioteca, apoiando-nos mutuamente. O projeto não pertence a uma única pessoa, mas sim a todas nós e à Biblioteca Universitária da Udesc", afirma.

Sobre a BU

A Biblioteca Universitária da Udesc oferece serviços e produtos de informação, com qualidade e confiabilidade, por meio de um sistema descentralizado composto de 11 bibliotecas (central e setoriais), instaladas em todos os campi, que se complementam. Os serviços podem ser usados pela comunidade universitária (acadêmicos, professores e estudantes) e pela comunidade externa.

Os recursos disponibilizados englobam empréstimo de materiais, acesso a bases de dados e periódicos eletrônicos, orientação e apoio à pesquisa, além de treinamentos e capacitações em habilidades de informação.

Seu acervo bibliográfico é constituído por livros, periódicos, vídeos, slides, imagens, fotografias, teses, dissertações, monografias, catálogos de exposição, relatórios de pesquisa/tutores, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), peças teatrais, mapas, CDs-ROM, partituras e outros.

Confira a seguir o documentário completo.



Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da BU e pelo e-mail bc@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC