Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/07/2020-15h27

Grupo de estudos em pintura da Udesc está com inscrições abertas para formação de docentes

Inscrições para a primeira edição do “Apotheke na Escola” seguem até 17 de julho e curso acontecerá online, a partir de agosto de 2020

 
O Programa de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para o projeto “Apotheke na Escola”, que visa a formação de um grupo de estudos para docentes, fundamentado e inspirado na “Arte como experiência”, de John Dewey.

As inscrições seguem até o dia 17 de julho e podem participar do curso, online, preferencialmente professores que atuam na área da educação infantil e do ensino fundamental, anos iniciais. No total são 20 vagas disponíveis.

De acordo com a coordenação do curso pretende desenvolver projetos de trabalho baseados no contexto das Artes Visuais. “Nosso objetivo é que, a partir de Dewey, possamos nos ater à prática pedagógica em articulação com a prática artística experimental de crianças no contexto escolar”. No grupo de estudos serão propostos estudos e reflexões dos textos de John Dewey e de outros artistas, professores, pesquisadores que envolvam os seguintes assuntos: arte e os processos de criação no contexto da infância; a infância e o ateliê no ambiente escolar; práticas docente e artística na escola.

Confira o cronograma do curso. 

Critérios de seleção
Para participar do grupo, é preciso ser docente da Rede de Educação Básica no Brasil. O interessado deve preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário de inscrição e deve ter disponibilidade para participar de todos os encontros virtuais síncronos (realizados via plataforma virtual Zoom ou semelhante), bem como realizar as propostas de atividades assíncronas (organizadas no Google Drive).

Outra exigência, é que o inscrito deve escrever uma carta de intenções (incluída no formulário), justificando o motivo de participar do grupo, especialmente no que diz respeito à relevância da formação para a prática docente na escola.

Serviço - 1ª edição do Apotheke na Escola - Grupo de Estudos para Docentes
Inscrições: até 17 de julho
Período de realização: de 4 de agosto, até  24 de novembro de 2020
Como: encontros virtuais síncronos, quinzenalmente, às terças-feiras, das 19h30 às 21h30; e atividades assíncronas (intercaladas aos encontros virtuais)
Certificados: serão emitidos pela extensão da Udesc e Ufsc
Carga horária: 50h
Total de vagas: 20
Público alvo: docentes atuantes na Educação Infantil e/ou no Ensino Fundamental Anos Iniciais (preferencialmente)
Informações: apothekestudio@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC