Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

11/10/2019-10h14

Grupo de trabalho criará Programa de Gestão e Avaliação da Extensão da Udesc

Consultores externos e equipe da Proex tiveram primeiro encontro presencial na quinta - Foto: Secom
Um grupo de trabalho composto por especialistas externos, com experiência no campo acadêmico, administrativo e representatividade nos fóruns nacionais de extensão, iniciou nesta quinta-feira, 10, a elaboração do Programa Permanente de Gestão e Avaliação da Extensão Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  

Liderado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (Proex), o trabalho tem participação de professores de outras sete instituições, sendo quatro federais e três estaduais, que atuam como consultores externos (veja lista abaixo).

Os docentes convidados formaram o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação da Extensão, criado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) para debater o assunto.

Em 2017, o grupo elaborou o Relatório de Pesquisa Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (Ibeu), um dos documentos de referência para elaboração do programa da Udesc.

Indicadores para extensão

O relatório foi elaborado a partir de uma pesquisa que envolveu 65 instituições públicas de ensino superior, de todas as regiões do País.

"Essa pesquisa subsidia a gestão de desempenho da extensão no setor público, por meio de procedimentos de mapeamento e mensuração, com uso de indicadores, de todas as atividades da área da extensão e de seus elos, de forma a melhorar o desempenho individual e de toda a cadeia de afazeres da área, modificando ou mesmo eliminando aquelas tarefas que não acrescentam valor, buscando a qualificação da atividade extensionista", esclarece o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão.

O primeiro encontro teve debates sobre a metodologia que será utilizada no programa, que contará com 52 indicadores atrelados a cinco dimensões avaliativas da qualidade das ações extensionistas da universidade.

"Esse trabalho resultará no diagnóstico da extensão da Udesc e no estabelecimento de metas e ações para a gestão e a avaliação institucional da área. Também serão definidos indicadores particularizados para a Udesc, considerando as especificidades do ensino superior na instituição", afirma o professor.

A etapa inicial da elaboração do programa prevê reuniões presenciais até a próxima segunda-feira, 14. Depois, o trabalho prosseguirá até dezembro, a distância e com novas visitas in loco. O processo será concluído com um seminário para apresentação dos resultados alcançados.

Pioneirismo

Segundo Napoleão, o desenvolvimento do programa da Udesc dá sequência a uma série de iniciativas realizadas na área nos últimos anos pela universidade, de forma pioneira, alinhadas aos debates nacionais do Forproex e da  Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).  

Após concluído, a Udesc será a primeira universidade do País a contar com uma ferramenta do tipo, que servirá de piloto para outras instituições também avançarem nessa área.

Na universidade estadual, a extensão tem vivenciado diversos avanços, como a aprovação da Política de Extensão Universitária e os debates em torno da creditação da extensão, definida neste ano como uma das diretrizes para a graduação da instituição.

Inovações

Um dos resultados dos avanços foi o lançamento do edital unificado para o Programa de Apoio à Extensão Universitária (Paex) e o novo Programa de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu), que traz diversas inovações.

"O início dos trabalhos para criar esse programa inovador na universidade, com a presença desse timaço de consultores, marca um dia de importância ímpar para a extensão na Udesc", afirma Napoleão.

Integram o grupo de trabalho interinstitucional sobre indicadores de avaliação da extensão os seguintes docentes:

  • Ana Inês Sousa (coordenadora) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Dalva Maria de Oliveira Silva - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Etevaldo Almeida Silva - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)
  • Manoel Maximiano Junior - Universidade do Estado do Pará (Uepa)
  • Maristela Helena Zimmer Bortolini - Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)
  • Nadege da Silva Dantas - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Regina Lúcia Monteiro Henriques - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc, ligada à Proex, pelo e-mail cex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7992.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Consultores externos e equipe da Proex tiveram primeiro encontro presencial na quinta
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC