Obra é coletânea de 11 autores - Fotos: Ascom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu nesta quinta-feira, 7, o lançamento do livro "O Ressoar das Vozes: Encontros e retomadas ancestrais", que reúne uma coletânea de 11 autores (veja lista abaixo) participantes do grupo de estudos indígenas do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da instituição estadual.
O lançamento ocorreu na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com atividades nos centros de
Artes, Design e Moda (Ceart) e de
Educação a Distância (Cead).
O encontro teve participação de diversos autores, incluindo a escritora Martha de Lima. Na Udesc Cead, as atividades foram prestigiadas por professores, técnicos e estudantes, incluinco a coordenadora do Neab, Maria Helena Thomaz, a diretora de Extensão, Cléia Demétrio Pereira, representando a diretora-geral, Vera Marques, a coordenadora do Mestrado Profisssional em Educação Inclusiva (Profei), Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, e a chefe do Departamento de Pedagogia a Distância, Ana Flávia Garcez.
Sobre a obra
O livro é fruto dos encontros híbridos do grupo de estudos neste ano, que tiveram foco na obra "Oboré: quando a Terra fala", obra resultante de um "encontro histórico de sete etnias indígenas dos quatro cantos do Brasil".
"O Ressoar das Vozes reúne representantes indígenas em momentos de total abertura ao diálogo, emergindo do local para o global, do território para o planeta, dos povos originários para a civilização planetária atual", descrevem os organizadores.
São autores: Ariane Landa, Elias de Lima, Escaley Alves Gisely, Moura Argôlo, Jade Bustos, Julia Schardong Veiga, Letícia Couto, Maria Eduarda Corrêa, Martha de Lima, Thayssa Rodrigues de Almeida e Saile Moura Farias. O livro foi publicado pela Editora Saberes da Mata.
Confira a descrição da obra por Martha de Lima:
"Essa coletânea iniciou no decorrer do Grupo de Estudos Indígenas no Neab/Udesc, que ocorreu a partir de 19 de março e encerrou em julho de 2024. Nesse tempo, tínhamos a ideia de publicar os resumos dos diálogos em um e-book, mas se tratava de uma possibilidade, e não de uma certeza. Os encontros seguiram um cronograma que atendia aos interesses de um grupo específico de pessoas que aceitaram o chamado dos membros do Neab para dar início atrativo a acadêmicos indígenas. Assim, um grupo se formou para dialogar sobre questões indígenas e outros temas afins que os diálogos revelariam. De forma híbrida e presencial, a maioria se fez presente; por meio de sala de aula online, com apoio do Laboratório de Informática da Udesc Cead. Essas ações nos trouxeram a presença de membros do Neabi/Unesc, de Criciúma, e a presença de pessoas especiais e de outros municípios. No presencial, a maioria constituía estudantes mulheres em retomada ancestral. Uma diversidade de presenças. A construção do projeto gráfico também foi interessante, a diagramadora é profissional da Udesc, a designer de capa é aluna da mesma universidade, que, no conjunto, formou um coletivo de acadêmicos e parceiras da obra. E eu me vi movida em transformar os textos que deveriam ser um e-book em obra impressa pela riqueza dos textos, pelo pertencimento de todas e todos, pela inovação do processo de publicar com acadêmicos e acadêmicas. Enfim, fomos todas(os) desafiadas(os) a fazer acontecer. E fizemos! Cá estamos ressoando vozes ancestrais."
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454