Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

21/07/2021-14h15

Mestrando do PPGT Udesc promove aulas gratuitas de teatro no Ribeirão da Ilha

O projeto ainda conta com vagas e aulas acontecem em ambiente on-line

Estão abertas incrições para as aulas do Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha. Desenvolvido pelo mestrando Guilherme Porte, do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o projeto foi contemplado com o prêmio do Fundo Municipal de Apoio às Artes 992/2019, da Prefeitura de Florianópolis. As vagas são limitadas, com inscrição gratuita, que pode ser feita pelo e-mail teatrocomunitariodoribeirao@gmail.com

Com práticas em iniciação teatral, as aulas são voltadas para um público amplo de 8 a 80 anos. São atividades que mesclam diferentes técnicas teatrais, entre jogos que instigam a criatividade, a imaginação, melhoram a atenção e a ansiedade, trabalham a autoestima e a segurança. Guilherme explica que um dos objetivos do projeto “é fazer com que os participantes tenham noção de como é ser artista, do que são os processos que envolvem um trabalho artístico”. 

Além das aulas com o mestrando, os participantes terão oficinas com artistas convidados, como Guilherme Trautmann, Amanda Fontanela e Giovanna Bittencourt. O professor Vicente Concilio, coordenador da edição 2021 do projeto, vai fazer uma atividade com os participantes junto ao Centro de Artes (Ceart) da Udesc. Para as apresentações finais, será realizado um intercâmbio com o Centro Comunitário do bairro Sambaqui.

As aulas já estão acontecendo no Google Meet, toda quarta-feira, das 18h às 20h, e todo sábado, das 14h às 16h, no período de julho a setembro. Serão mescladas por alguns encontros presenciais no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e decretos vigentes. Terá emissão de certificado aos participantes.

No total são 20 vagas, sendo 15 para moradores do Ribeirão da Ilha, Tapera, Alto Ribeirão e Rio Tavares, e outras 5 para pessoas de outros bairros. Além disso, serão reservadas 7 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever por meio de correio eletônico, para o e-mail teatrocomunitariodoribeirao@gmail.com, ou ainda por envio dos dadod via WhatsApp, para o número (49) 98843-848. O interessadi deve  incluir as seguintes informações: nome completo, RG, CPF, e-mail e bairro em que reside. Se o participante for menor de idade, é preciso enviar também os dados do responsável legal: nome completo, RG, CPF e bairro em que mora. 

Sobre o Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha

Em 2018, Guilherme Porte e Guilherme Trautmann desenvolveram um projeto de teatro comunitário chamado “Um olhar sobre a liberdade em função da cidadania”, para a disciplina de Estágio na Comunidade, do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. As aulas foram pensadas para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde foram formadas duas turmas de cerca de dez pessoas, com duas apresentações de mostras de processos, uma em cada semestre de 2018. 

Ao ver os resultados positivos das aulas no IFSC, Guilherme Porte se inspirou a levar o projeto para as comunidades de Florianópolis. “O Teatro Comunitário fortalece os valores, promove afeto e incentiva o pensamento crítico e estético da e entre a comunidade”, diz o mestrando. O Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha aprovou a proposta, e as aulas iniciaram em fevereiro de 2019, coordenadas e ministradas por Guilherme. 

Em março de 2020, devido à pandemia da covid-19, o Teatro Comunitário foi suspenso. Em setembro, retornou no formato online, com o projeto “Procura-se o que não existe”, financiado pelo edital emergencial de apoio aos artistas na pandemia "#SCulturaEmSuaCasa”, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Hoje, o Teatro Comunitário Ribeirão da Ilha conta com uma equipe de produção e com recursos do Edital de Apoio às Culturas do município de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes.

Acompanhe o Teatro Comunitário no Instagram @teatrocomunitariodoribeirao

Idealização: Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha e Guilherme Porte
Produção: Emanuele Mattiello - Criações em Rede
Coordenação Pedagógica: Vicente Concilio (Udesc)
Designer e direção de Comunicação: Laura Zancanaro de Albuquerque
Apoio: Conselhos Comunitários do Ribeirão da Ilha e do Sambaqui, e Ceart da Udesc.
Realização: financiado com recursos do Edital de Apoio às Culturas 992/2019, da Fundação Municipal de Cultura de Florianópolis Franklin Cascaes, da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Serviço 

O que: aulas de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha. 
Quando: quartas-feiras (18h às 20h) e sábados (14h às 16h), de julho a setembro. 
Onde: Google Meet. Quando possível, terá atividades presenciais no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha.
Público-alvo: qualquer pessoa entre 8 e 80 anos. 
Inscrição: e-mail teatrocomunitariodoribeirao@gmail.com ou WhatsApp (49) 98843-8484. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto      
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC