Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

04/06/2021-19h24

Museu da Udesc recebe história sobre turma de 1951 da Escola Normal Catarinense

Zenilda Nunes Lins (à direita) formou-se pela Escola Normal e é docente aposentada da Udesc - Foto: Div.
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu documento com registro de memórias e fotografias da turma de normalistas de 1951 da Escola Normal Catarinense, que chegou a funcionar no prédio do museu, na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis, e hoje é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

A doação foi feita por Zenilda Nunes Lins, que é a autora do documento e professora aposentada do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). Intitulado "A amizade vence o tempo", o documento contém histórias dos 40 formandos da turma de 1951.

Na primeira parte, o documento aborda a trajetória da turma de normalistas que teve, como patrono, o governador Irineu Bornhausen e, como paraninfo, o professor Aldo Nunes.

Na segunda parte, há o relato da criação da Escola Normal Catarinense, enquanto o terceiro trecho da narrativa apresenta o cotidiano dos normalistas, com lembranças de encontros mantidos desde a época da formatura, em 1951, até hoje. "São 70 anos de história, e um desses encontros ocorreu no Mesc, em 2019, em um evento festivo e muito comemorado", destaca a coordenadora do museu, Sandra Makowiecky.

IEE

Em 10 de junho de 1892, foi criada a Escola Normal Catarinense, uma instituição educacional de caráter estadual. Em 1926, a Escola Normal passou a funcionar em novo prédio, na Rua Saldanha Marinho, onde posteriormente funcionou a antiga Faculdade de Educação da Udesc durante várias décadas.

Em 1935, a Escola Normal foi transformada em Instituto de Educação de Florianópolis. Após algumas denominações, entre elas Colégio Estadual Dias Velho, a instituição passou a se chamar Instituto Estadual de Educação (IEE) em 1966, mesmo ano em que deixou o prédio da Rua Saldanha Marinho e transferiu-se para as instalações da Avenida Mauro Ramos, onde está até hoje.

Mesc

Criado em 1992, o Mesc está situado, desde 2007, no antigo prédio que abrigou a Escola Normal Catharinense, o Instituto Estadual de Educação e a Udesc Faed, no Centro de Florianópolis.

É um dos principais museus de Santa Catarina, com um rico acervo de documentos, mobiliários e peças históricas, além de ser espaço para exposições e apresentações artísticas durante todo o ano.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudaescola@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC