Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

17/11/2023-19h57

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc comemora 20 anos com série de eventos

 
Ao todo, estão previstas 16 ações - Fotos: Divulgação
Em novembro, mês da Consciência Negra, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma série de atividades para marcar os 20 anos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da instituição.

A programação inclui, ao todo, 16 ações até 30 de novembro, com palestras, exposições, oficinas, workshop, atrações culturais, feiras e cine debate, dentre outras iniciativas.

As atividades são promovidas pelo Neab do Campus 1, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, em parceria com centros de ensino (incluindo CAV, Cead, CCT, Ceres, Cesfi e Cefid), por meio de diversos laboratórios e núcleos.

Parcerias

As ações também têm parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE), de movimentos negros e indígenas, do Museu da Escola Catarinense (Mesc), do Coletivo Negro Guerreiro Ramos e de movimentos discentes de intelectualidade negra na Udesc.

A data comemorativa coincide com os 20 anos do programa de extensão Memorial Antonieta de Barros, do Centro de Educação a Distância (Cead), e da Lei Federal Nº 10.639/2003, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Exposição no Mesc

Algumas ações da programação já ocorreram. Em 4 de novembro, o Neab participou da abertura da exposição "Futuro Ambicioso: Mesmo com espinhos resistimos no caminho, guiados por Exú", no Museu da Escola Catarinense (Mesc), em Florianópolis.

A acadêmica Letícia Damázio de Jesus, graduanda em Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna e integrante da equipe discente de apoio do núcleo, dirigiu uma apresentação de dança do Terreiro Sete Espadas de Ogum, comandado pela matriarca e dirigente espiritual Mãe Ligia D’oya, que atua na preservação do legado afro ritualístico há mais de 50 anos.

Trabalhos em congressos

Entre 11 a 15 de novembro, a pesquisadora Janaina Martins de Souza Eufrásio participou do 33º Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil e do 10º Congresso Internacional de Arte Educadores, em São Luiz do Maranhão.

Ela apresentou no evento o trabalho "Narrativas Visuais e literárias: fortalecendo o sentimento de pertencimento de estudantes afrodescendentes".

Já entre 11 a 15 de novembro, o Neab esteve presente no Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste, em Maceió, Alagoas.

A coordenadora do Núcleo Maria Helena Tomaz e os discentes bolsistas Estevão Lucas Pereira Borges da Silva e Giulia Luísa de Jesus Ribeiro apresentaram as atividades realizadas na Udesc relativas ao programa Memorial Antonieta de Barros, aos projetos de cultura Caminhando com Antonieta de Barros e Caminhando com Julia Chrispina do Nascimento, e os estudos sobre as comunidades quilombolas, destacando a parceria com o Coletivo de Mulheres Quilombolas de Santa Catarina.

Entre as atividades, foi realizada a subida da Serra da Barriga, no Parque Estadual Quilombo dos Palmares, e uma palestra da professora Maria Aparecida Bento, que fortaleceu o grupo de estudos do Neab, as discussões sobre as duas décadas de ações afirmativas e o futuro das políticas públicas.

Internacionalização

A programação também incluiu uma ação de internacionalização, com a visita do professor sul-africano Abdulrazak Karriem, do Instituto pelo Desenvolvimento Social da Universidade do Cabo Ocidental.

Nesta sexta-feira, 17, ele ministrou uma palestra com o tema " Apartheid e a Segregação Social na Africa do Sul: do Passado ao Presente" no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

Karriem também foi recebido pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e participou de atividades e de encontros com diretores-gerais do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e do Centro de Educação a Distância (Cead).

Joinville e Florianópolis

Na próxima semana, estão previstas ações em pelo menos cinco centros de ensino, em Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, terá apresentações, cine debate, palestra e lançamento de livro em 20 de novembro, das 13h30 às 17h30, no Auditório do Bloco 1.

A sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, na Capital, onde estão situados Esag, Ceart, Faed e Cead, terá diversas ações em 20 e 21 de novembro, a partir das 9h. Haverá atividades culturais, apresentação da Copa Lord, oficinas, debates, feira artesanal, exposição e cine debate.

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, também em Florianópolis, terá programação entre 20 e 22 de novembro. Estão previstas uma oficina de capoeira, palestra e apresentação do Neab. A Udesc Cefid também realizará um workshop e uma apresentação de dança afro-brasileira no dia 27.

Balneário Camboriú e Laguna

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), Balneário Camboriú, terá apresentações, cine debate e oficina em 23 de novembro.

E o Centro de Educação da Região Sul terá o itinerário Caminhando com Julia Chrispina do Nascimento, Feira Afro Laguna (FAL) e debates sobre referências bibliográficas negras.

Maiores informações de toda a programação estão no site do NEAB e no Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ao todo, estão previstas 16 ações
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC