Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/03/2024-15h58

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc prepara operação no Extremo Sul do Estado

Rondonistas visitaram gestores municipais na primeira viagem precursora da operação - Fotos: Divulgação
Equipes do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizaram na semana passada a primeira viagem precursora da Operação Rondon Canyons, que será realizada na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), entre 30 de julho e 10 de agosto deste ano.

Integraram a comitiva do NER Udesc servidores da Reitoria e diversos centros da universidade, incluindo técnicos, professores, chefias de departamento da Udesc Esag e diretores de Extensão da Udesc Cead, Udesc Balneário Camboriú e Udesc Lages.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Alfredo Balduíno Santos, as equipes que estiveram na primeira precursora da Operação Rondon Canyons "voltaram com as mochilas recheadas de expectativas".

Apresentação

Em dezembro, uma comitiva do NER Udesc também apresentou a iniciativa a gestores dos 15 municípios em uma reunião na sede da Amesc, em Araranguá.

As atividades preparativas contam com a participação do coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e do professor Rodrigo Terezo, da Udesc Lages, que assumirá a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da universidade na Gestão 2024-2028.

Também atua nos preparativos para a operação a professora Ivoneti da Silva Ramos, que é chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, em Florianópolis, e é natural da região.

Vocação

"A operação prevê a participação dos 15 municípios que fazem do extremo sul uma região atrativa e diversificada, embasada em forte produção agrícola, indústrias de variados ramos, serviços diversificados e vocação turística em pleno desenvolvimento. Isso tudo distribuído num intervalo territorial que vai do litoral à encosta da Serra Geral", afirma Ivoneti.

"A junção de todos esses elementos abre espaço para as trocas de saberes entre as comunidades locais com as comunidades acadêmicas extensionistas das mais variadas áreas do conhecimento, potencializando as parcerias com outras universidades, nacionais e internacionais, que a Udesc convida para a realização da operação", destaca a professora.

Compõem a Amesc os seguintes municípios: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo. 

Mais informações

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 18 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Rondonistas visitaram gestores municipais na primeira viagem precursora da operação
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC