Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

29/07/2020-17h26

Palestra sobre Lindolf Bell com professoras da Udesc Ceart acontece nesta quinta-feira

Evento ocorrerá por meio do YouTube

Imagem: Divulgação/Fundação Cultural Badesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceira com a Fundação Cultural Badesc e o Museu da Escola Catarinense (MESC), promoverá a palestra online sobre a atuação do poeta catarinense Lindolf Bell (1938-1998) no circuito das Artes Visuais de Santa Catarina, entre as décadas de 1970 e 1990. O encontro virtual acontece na quianta-feira (30), das 19h às 21h30, por meio do YouTube.

As palestrantes serão a professora substituta Ana Lúcia Beck e a ex-aluna do mestrado Daiana Schvartz, ambas do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Ceart. Elas serão apresentadas pela professora Rosângela Cherem, também do PPGAV  e  irão discorrer sobre os resultados de suas investigações sobre a atuação de Lindolf Bell como curador, marchand, galerista e crítico de arte.

Para quem não sabe, além da premiada e reconhecida produção em poesia, Bell fundou a primeira galeria de arte do Estado: a Galeria Açu-Açu. Fundada em 1970, em Blumenau, tornou-se uma referência para Santa Catarina, promovendo a arte regional, bem como garantindo o acesso do público às produções artísticas locais e nacionais.

Concomitantemente, entre 1972 e 1995, Bell assinou matérias semanais sobre arte no Jornal de Santa Catarina. Por meio delas, noticiava a movimentação do circuito artístico catarinense, contribuindo para a formação de novos públicos e para a legitimação das produções locais.


Sobre as palestrantes

Ana Lúcia Beck: membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Europeia de Literatura Comparada (ESCL); mestre em Teoria, História e Crítica de Arte e Doutora em Estudos Literários pela UFRGS, realizou estágio doutoral no King’s College London. No momento, finaliza pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGAV/UDESC investigando a atuação de Lindolf Bell na crítica de arte no Jornal de Santa Catarina. Resultados desta pesquisa foram apresentados no Encontro da ABCA (2020) e no Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP/2020). Atualmente, atua como professora no Curso de Artes Visuais da UDESC e também na USAC. Ana Lúcia integra do grupo de pesquisa História da Arte: Imagem-Acontecimento, cadastrado junto ao CNPq, sob liderança de Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem. Recentemente o grupo lançou a obra Passado-Presente em Quadros: uma antologia da história da arte em Santa Catarina para o qual Ana Lúcia contribuiu com capítulos sobre Victor Meirelles, Franklin Cascaes, Luiz Henrique Schwanke, Flávia Fernandes e Walmor Corrêa.

Daiana Schvartz: Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, linha de pesquisa em História, Teoria e Crítica, defendeu a tese intitulada “Arquivo Elke Hering: o indício de uma falta”. Mestre em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UDESC, defendeu a dissertação “Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética”. Possui graduação em Artes Plásticas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atua como curadora na Humana Galeria em Chapecó e também como professora de Artes Visuais no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Carlos, desde 2015. Pesquisa a arte em Santa Catarina, investigando em especial a produção da artista Elke Hering, a crítica de arte de Lindolf Bell e a Galeria Açu-Açu. Recentemente, lançou o livro Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética (2018), bem como finaliza a edição de Lindolf Bell: crítica de arte em Santa Catarina a ser lançado ainda neste ano, com financiamento pelo Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó.

Rosângela Cherem: Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Titular de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.

Serviço:

O QUÊ: Palestra online - atuação de Lindolf Bell nas artes visuais de SC, com Ana Lúcia Beck, Daiana Schvartz e Rosângela Cherem.
QUANDO: 30 de julho, das 19h às 21h30.
ONDE: Online via YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC