Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

14/07/2020-14h35

Pesquisadores da Udesc Esag, Ufsc e sociedade civil propõem transparência na gestão da pandemia

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – ligados ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), organizações da sociedade civil e profissionais de saúde e educação iniciou um movimento para aumentar a participação dos cidadãos da Grande Florianópolis nas decisões relacionadas ao controle da pandemia de Covid-19.

A proposta é criar um comitê envolvendo poder público e sociedade civil dos 22 municípios da região. Além do comitê metropolitano, o movimento propõe que cada município amplie a transparência de dados, critérios e processos de decisão e crie um comitê que articule áreas de governo entre si e com a sociedade civil.

Para levar a ideia adiante, o grupo criou um abaixo-assinado on-line que pode ser acessado em www.change.org/comitescovid19

Com as assinaturas online de instituições e cidadãos que apoiam a proposta, o grupo levará a petição aos gestores públicos da Grande Florianópolis e ao Governo do Estado para formalizar o pedido de criação dos comitês. Além disso, divulgará estudos e promoverá debates com representantes de diversos segmentos.

Transparência

Para a professora Paula Schommer, líder do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, que estuda a coprodução do bem público e a transparência, os governos estão tomando decisões sem explicar os critérios, sem dialogar internamente e sem envolver a sociedade. “Queremos mais informação e espaços para colaborarmos e decidirmos juntos”, explica.

De acordo com o professor Fabrício Augusto Menegon, chefe do Departamento de Saúde Pública da Ufsc, os sistemas de saúde estão sendo testados ao limite. “Não temos informações completas, confiáveis e articuladas sobre o que está acontecendo, tanto na saúde, como na assistência aos mais vulneráveis e nas diversas medidas definidas em cada município e região”, argumenta o professor.

“Diversas instituições públicas, privadas e da sociedade civil já encaminharam sugestões e demandas para a instauração de uma governança mais colaborativa entre governo e sociedade civil no enfrentamento da pandemia”, informa comenta Cintia Mendonça, do Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis. “É hora de unirmos esforços e coordenar ações”.

Instituições que apoiam a campanha

Udesc Esag
- Departamento de Administração Pública
- Grupo de Pesquisa Politeia
- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública
- Grupo de Pesquisa Callipolis

Ufsc
- Departamento de Saúde Pública
- Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
- Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
- Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia
- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva
- Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde
- Grupo de Pesquisa em Política de Saúde/Saúde Mental

Sociedade Civil
- Fórum de Políticas Públicas - Florianópolis
- Instituto Pe. Vilson Groh
- Instituto Comunitário Grande Florianópolis

Mais informações

Interessados em colaborar com o movimento ou obter mais informações sobre a campanha devem entrar em contato com a professora Paula Schommer, pelo e-mail paulacs3@gmail.com ou pelo telefone (48) 98837-9692 (celular ou WhatApp).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC