Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

24/09/2020-18h49

Política da Udesc para coleções da Biblioteca Universitária ganha versão mais dinâmica

Atualização simplifica política - Foto: Jonas Pôrto/Arq.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) agora tem nova versão da Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Universitária (BU). A atualização, que modificou a versão original, de 2016, foi aprovada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG) na semana passada. Confira a Resolução nº 018/2020 da CEG, órgão vinculado ao Conselho Universitário (Consuni).

A nova proposta da universidade busca simplificar a política que rege a formação de coleções das bibliotecas da Udesc e formar acervos em consonância com os objetivos da instituição, observando a disponibilidade dos recursos financeiros e um processo de seleção sistematizado e consistente.

Segundo a coordenadora da BU, Luiza Kleinubing, a alteração na Política de Desenvolvimento de Coleções visa tornar esse documento "mais simples, menos burocrático, mais ágil e de acordo com a realidade dos atuais processos nas bibliotecas". 

Para que serve?

Entre outros objetivos, a a Política de Desenvolvimento de Coleções da BU define critérios para seleção, aquisição, manutenção e avaliação dos materiais informacionais e estabelece diretrizes para desbaste, remanejamento, descarte e reposição desses materiais.

"Essa ferramenta auxilia no planejamento e na avaliação das coleções, envolvendo a seleção, a aquisição, a manutenção e o descarte de materiais. Ela propicia o crescimento racional e equilibrado das diferentes áreas do acervo que oferecem suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão", diz Luiza.

Grupos de trabalho

Para colocar a política em prática, será necessário contar com o apoio dos membros dos núcleos docentes estruturantes (NDE) dos cursos de graduação e dos colegiados dos programas de pós-graduação. Esses grupos, junto aos bibliotecários da Udesc, serão responsáveis pelo processo de seleção, aquisição, manutenção e avaliação de coleções.

"Caberá aos envolvidos encontrar maneiras de fazer com que os assuntos de interesse da instituição se desenvolvam independentemente de atuações  individuais, criando mecanismos formais que permitam a participação de todos os interessados", explica a coordenadora da BU.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Biblioteca Universitária e pelo e-mail biblioteca.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC