Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

24/11/2021-19h49

Professor da Udesc Cead fala sobre inovação pedagógica em evento internacional

Palestra abordará tema de pesquisa - Arte: Divulgação 

Nesta quinta-feira, 25, às 17h, o professor Norberto Dallabrida, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma palestra na 4ª edição das Jornadas Internacionais de Pesquisa, História e Comparação em Educação, promovida pela Universidade Complutense de Madrid, da Espanha. Acompanhe pelo link.

Docente do Centro de Educação a Distância (Cead), Dallabrida falará em sua apresentação sobre o tema "A pedagogia personalizada e comunitária no Brasil", abordando uma das matrizes pedagógicas francesas que foi usada em colégios brasileiros a partir de 1959, bem como em vários países americanos.

A palestra é resultado da pesquisa institucional "Cultura escolas nas classes secundárias experimentais nas décadas de 1950 e 1960", coordenada por Dallabrida, com apoio da Udesc e do CNPq, com o objetivo de compreender a inovação no ensino secundário brasileiro a partir de matrizes pedagógicas francesas e norte-americanas.

O evento conta com a apresentação de trabalhos de de pesquisadores europeus e latino-americanos e é aberto ao público.

“A minha exposição abordará a inovação pedagógica em um evento internacional, o que comprova que o Cead, bem como a Udesc, tem avançado na pesquisa científica”, declarou Dallabrida.

Sobre o autor

Norberto Dallabrida tem graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), graduação em Pedagogia pela Udesc, mestrado em História pela Ufsc e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Rene Descartes - Paris V, na França, e na Universidade de Alcalá, na Espanha.

Atualmente, é  diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cead; docente de História da Educação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc; líder do grupo de pesquisa Culturas Escolares, História e Tempo Presente; e coordenador do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Palestra abordará tema de pesquisa
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC