Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

29/09/2020-13h59

Professora da Udesc grava saída de campo virtual para disciplina do curso de Geografia

As práticas em campo e laboratório ocupam parcela significativa da carga horária da disciplina de Pedologia (Imagens: Maria Carolina Villaça Gomes)
A professora Maria Carolina Villaça Gomes, docente do curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), gravou uma saída de campo virtual para integrar o cronograma das aulas da disciplina de Pedologia, realizadas de forma remota em função da pandemia de Covid-19.

A disciplina de Pedologia é oferecida no curso de bacharelado em Geografia, e tem por objetivo compreender os principais fatores e processos ligados à formação dos solos, desde a alteração das rochas até a diferenciação pedológica e a dinâmica dos solos na paisagem. Pela natureza desse campo do conhecimento, as práticas em campo e laboratório ocupam parcela significativa da carga horária da disciplina.

“A realização de um trabalho de campo virtual é um esforço para substituir o insubstituível, uma vez que a manipulação das amostras de solos e seu exame em detalhe fazem parte das técnicas tradicionais dos estudos pedológicos. Mas pensar em alternativas didáticas é algo inerente à profissão professor, podendo resultar em novas práticas que virão para ficar, independente da retomada das atividades presenciais”, afirma a professora.

A saída de campo virtual envolveu a produção de vídeos apresentando alguns perfis de solo, gravados entre os municípios de Florianópolis, Águas Mornas, Bom Retiro e Painel. “Buscamos mostrar evidências do controle exercido pelos diferentes tipos de rocha, de relevo, condições climáticas e cobertura vegetal na origem daqueles solos. Além disso, buscamos discutir se os tipos observados têm influência no uso da terra no entorno dos pontos visitados”, explica a docente.

De acordo com Maria Carolina, como todo trabalho de campo reserva surpresas, à distância não seria diferente. Segundo ela a transmissão dos vídeos de forma síncrona apresentou problemas, porém todo o material produzido, slides com mapas, fotos e vídeos, foi disponibilizado aos estudantes.

Apesar dos contratempos a professora afirmou que o trabalho de campo virtual vai continuar, inclusive em outras disciplinas, passando por outras localidades como Morro do Lampião, Sertão do Peri, caverna do Matadeiro, praias entre Ribeirão da Ilha, Naufragados e Itaguaçu, em Florianópolis, além de outras paisagens que representam a diversidade natural da região.

A gravação de uma aula em campo integra uma série de adaptações que foram necessárias aos professores e estudantes durante o período de aulas remotas. O chefe do departamento de Geografia, professor Jairo Valdati, acompanhou as gravações da saída de campo, e afirma que os estudantes aprovaram a novidade.

“Foi uma iniciativa muito interessante da professora, uma boa experiência que nos trouxe questões para serem revistas nos trabalhos de campo, com a inserção de algo complementar que é o virtual. Estudantes que não conseguem ir para o campo, poderão fazer depois tendo roteiros pré-fixados para o entendimento de determinados temas. Pretendemos explorar ao longo dos próximos semestres a inserção destas novas tecnologias como algo complementar nas saídas de campo”, acrescenta o professor.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC