Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

07/06/2021-18h57

Professora da Udesc participa de livro sobre ensino de arte para crianças

Obra reúne artigos de artistas, professores e pesquisadores da região Sul

Começa nesta terça-feira (8) o lançamento do livro “Arte Contemporânea e Docência para crianças: inventários educativos”. Uma das autoras é a professora Jociele Lampert, coordenadora do Projeto de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Serão quatro lives de conversa com os autores e organizadores da obra, nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho, sempre às 19h30, pelo canal do Apotheke no Youtube.

A professora Jociele explica que o livro faz parte de um contexto nacional, em que o ensino de arte para crianças está em evidência e discussão por todo o Brasil. “O que se deseja hoje são cidadãos críticos, reflexivos, uma atitude filosófica, democrática, e isso se dá na infância ou a partir da infância”, diz Jociele. Ela explica que, para ter cidadãos críticos, é preciso que a educação seja colaborativa, com atividades de interação e integração entre as pessoas. “A arte propõe justamente essas formas de manifestações íntimas e, ao mesmo tempo, onde eu e o outro podemos habitar e conviver no mesmo espaço e, a partir desse espaço, tecer outras configurações, regras, normas, inventar”. 

O livro é organizado por Susana Rangel Vieira da Cunha, do Amarelo Van Gogh: Consultoria em Educação e Arte, e por Rodrigo Saballa de Carvalho, da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está disponível para pré-venda no site da Editora Zouk. Mais informações, acesse o site do Estúdio Apotheke

Confira os autores e mediadores de cada live:

8 de junho
Convidados: Jociele Lampert e João Xavier, da Editora Zouk.
Autores: Jociele Lampert  e Sandro Ka.
Mediadores: Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho.

15 de junho
Autoras: Jociele Lampert, Daniela L. Diefenthaler e Camila Bettim Borges.
Mediadora: Susana Rangel Vieira da Cunha.

22 de junho
Autores: Lutiere Dalla Valle, Nathalia S. dos Santos, Irene Tourinho e Andréia Moreira.
Mediador: Rodrigo Saballa de Carvalho.

29 de junho
Autoras: Fabiana de Amorim Marcello, Anelise Barra Ferreira, Maria Eduarda Rangel V. da Cunha, Deborah Vier Fischer e Karine Storck.
Mediadora: Susana Rangel Vieira da Cunha.

Aulas gratuitas pelo Youtube
Em 2020, durante a pandemia da covid-19, o Estúdio de Pintura Apotheke realizou aulas online sobre a investigação da interação da cor, abordando intensidade e brilho da cor, qualidade, transparência e densidade, relatividade da cor e fundos invertidos. É um conteúdo prático com demonstrações que refletem o fazer pictórico. As aulas foram gravadas e estão disponíveis no canal do Apotheke no Youtube, abertas ao público. Para saber mais, acesse https://www.apothekeestudiodepintura.com/

Acompanhe o Apotheke no Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC