Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

07/11/2019-17h20

Programa de Orientação para Aposentadoria da Udesc forma quinta turma

Foram 16 participantes neste ano - Foto: Pedro Correa
O Programa de Orientação para Aposentadoria (Popa), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), formou sua quinta turma na noite desta quarta-feira, 6.

O encerramento reuniu os 16 servidores participantes da edição para uma palestra sobre planejamento de vida para a aposentadoria, ministrada pela multiplicadora Janaína Valentim, técnica da instituição.

Ao todo, foram realizados sete encontros desde setembro, abordando temas como autoconhecimento, qualidade de vida e saúde, vida financeira, possibilidades de empreendedorismo e voluntariado na aposentadoria.

Para o coordenador do Popa 2019, o técnico Tiago Venturi, acompanhar as reflexões e a evolução de cada um dos participantes foi gratificante.

"Enquanto gestores de pessoas, precisamos considerar programas como esse fundamentais. Além de qualificar e desenvolver os servidores durante sua carreira na instituição, é muito importante que a universidade possa prepará-los também para o próximo ciclo, o pós-carreira", afirma o servidor.

Nesse sentido, Tiago destaca as iniciativas da Udesc, especialmente o Popa, que "proporciona aos participantes a oportunidade de formar um grupo para, em conjunto, construir momentos de reflexão sobre os medos, desafios, felicidades e possibilidades no pós-carreira, o que torna o processo de transição mais leve".

Agradecimento e valorização

Já a coordenadora de Desenvolvimento Humano da Udesc, Maristela Denise Coelho Rampinelli, ressalta que o programa, além de ser uma forma de agradecer aos servidores pela sua contribuição ao longo dos anos, é uma forma de humanizar o processo de aposentadoria. "O desenvolvimento e a humanização são a essência da trabalho realizado na coordenadoria", afirma.

Criado em 2017 pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), o Popa visa preparar e orientar professores e técnicos que têm ou terão direito à aposentadoria em até três anos.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tiago.venturi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Edição deste ano teve 16 servidores participantes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC