Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

20/10/2020-18h18

Quase 600 vídeos do Seminário de Iniciação Científica da Udesc já podem ser assistidos

Estudantes da universidade apresentam resumos de iniciação científica nos vídeos - Imagem: Reprodução
Quase 600 vídeos com apresentações da 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), podem ser vistos no canal do evento no YouTube. Acesse os vídeos.

Nos vídeos, estudantes dos 12 centros de ensino da instituição apresentam resumos de iniciação científica, vinculados a projetos de pesquisa de professores.

Ao todo, foram publicados 589 vídeos, abrangendo todas as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias.  

Realizado anualmente em toda a universidade, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o SIC ocorre nos centros de ensino conforme programação definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Neste ano, o seminário realiza todas as suas atividades pela internet em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Eventos online dos centros

As unidades farão seus eventos online entre 2 e 30 de novembro, que poderão incluir outras atividades, como semanas acadêmicas, ações de extensão e ciclos de palestras, entre outras.

Além dos vídeos, divulgados no YouTube após as avaliações ad hoc previstas pelo CNPq e com o consentimento dos autores, os estudantes participaram por meio de resumos expandidos, que são posteriormente registrados nos anais de cada edição do evento, publicados no site da PROPPG.

Resumos de iniciação científica  

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq e os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes apresentam resumos de iniciação científica nos vídeos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC