Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/11/2019-17h21

Reitor e vice-reitor eleitos da Udesc são recebidos pelo governador do Estado

Carlos Moisés, com Dilmar Baretta, Luiz Coelho e secretário Natalino Uggioni - Foto: Governo do Estado
Os professores Dilmar Baretta e Luiz Antonio Ferreira Coelho, reitor e vice-reitor eleitos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram recebidos pelo governador do Estado, Carlos Moisés nesta quarta-feira, 6, para conversar sobre projetos e parcerias entre a instituição e o Executivo.

O encontro ocorreu na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, e contou com as participações do secretário estadual da Educação, Natalino Uggioni, e do secretário estadual da Casa Civil, Douglas Borba.

Essa foi a primeira reunião oficial entre a nova gestão da universidade, que tomará posse em 12 de abril de 2020 para quatro anos de mandato, e o chefe do Executivo. 

Baretta, que é professor do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) em Chapecó, e Coelho, docente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) em Joinville, aproveitaram para apresentar demandas da universidade.

Os futuros gestores da Udesc colocaram a instituição à disposição para realizar parcerias com o governo voltadas ao desenvolvimento de Santa Catarina.

"Foi uma conversa de apresentação muito produtiva. Tenho certeza de que vamos construir ainda mais parcerias em todas as regiões do Estado", avalia Baretta. O governador Carlos Moisés desejou sucesso aos novos reitor e vice-reitor.

Eleição ocorreu em outubro

No pleito, que ocorreu em 16 de outubro, Baretta e Coelho, da chapa "Vamos Adiante, Udesc", receberam 55,28% dos votos válidos de professores, técnicos e estudantes. Por sua vez, a chapa "Juntos Pela Udesc", composta pelos professores Emerson César de Campos e Cintia Aguiar, obteve 44,72% dos votos válidos.

A Comissão Eleitoral Central da Udesc publicou o resultado oficial da eleição na última sexta-feira, 1º, e encaminhará ata com relatório circunstanciado ao atual reitor da Udesc, Marcus Tomasi, para homologação do Conselho Universitário (Consuni) e, na sequência, ao governador Moisés para fins de nomeação e posse.

Percentuais entre os segmentos

A eleição para reitor e vice-reitor teve participação de 4.770 votantes, o que representa 34,48% do colégio eleitoral. Foi registrada presença de 85,85% dos professores, 86,96% dos técnicos e 27,93% dos acadêmicos:

  • Entre os professores, Baretta e Coelho receberam 54,87% dos votos contra 45,13% de Emerson e Cintia;
  • Entre os técnicos, Baretta e Coelho receberam 59,06% dos votos contra 40,94% de Emerson e Cintia;
  • Entre os alunos, Baretta e Coelho receberam 46,10% dos votos contra 53,90% de Emerson e Cintia.
O resultado é calculado de forma que os votos dos professores representem 50% do total; os dos técnicos, 25%; e os dos estudantes, 25%.

Computados os votos, foi apurado o coeficiente eleitoral de cada chapa (confira como é feito o cálculo no artigo 48 do edital), com 0,3964 para Baretta e Coelho e com 0,3197 para Emerson e Cintia.

Currículo dos futuros gestores

Dilmar Baretta é professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. Era diretor-geral desde 2016 e foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2010 a 2016.

Luiz Antonio Ferreira Coelho é professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, onde foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2004 a 2005 e de 2012 a 2016.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC