Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

22/08/2019-17h46

Segunda edição do Catálogo PET Udesc reúne relatos de três grupos da instituição

Publicação apresenta projetos realizados pelos três grupos PET da universidade estadual - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou a segunda edição do Catálogo PET Udesc, publicação anual que visa apresentar os principais projetos e ações realizados pelos grupos da instituição vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), do governo federal. Acesse o catálogo.

A Udesc conta atualmente com três grupos PET. Um deles é o de Engenharia Elétrica, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, coordenado pelo professor Tiago Jackson May Dezuo.

Em Florianópolis, a universidade tem atividades do PET Geografia, que fica no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e está sob coordenação da professora Vera Lucia Nehls Dias.

O terceiro grupo PET é o de Zootecnia, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que está localizado em Chapecó e é coordenado pela professora Maria Luísa Nunes Zotti.

Construção do conhecimento

Produzida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com as coordenadoras dos grupos PET da Udesc e a Secretaria de Comunicação (Secom), a publicação é uma iniciativa que integra o projeto Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, com o objetivo de dar mais visibilidade e apoio institucional aos grupos da universidade.

A segunda edição do catálogo traz relatos de experiências de projetos desenvolvidos pelos PETs institucionais. Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, as ações destacadas "são um pequeno recorte do potencial dos grupos PETs da Udesc e dos seus feitos para a qualificação do ensino, da pesquisa e extensão".

"Esses relatos nos impulsionam a cada vez mais apoiar os grupos PETs pela relevância social e repercussão no Estado e pela representação no País. A experiência na gestão institucional do programa tem sido um aprendizado contínuo e inovador, que permite verdadeiramente vivenciarmos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", afirma Soraia.

Educação tutorial

Criada por lei federal em 1979, o PET é um programa vinculado à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), e busca instituir no País o método da educação tutorial, com foco na indissociabilidade da tríade universitária (ensino, pesquisa, extensão).

O PET contempla a formação, em instituições de ensino superior, de grupos compostos por 12 discentes bolsistas, até seis voluntários e um docente tutor. Cada grupo conta com um orçamento mínimo anual, que é estabelecido pelo Sesu e hoje tem o valor de R$ 4,8 mil para custeio.

Na Udesc, os três grupos PET também recebem aporte de recursos da própria universidade: desde 2018, o orçamento anual por grupo é de R$ 30 mil.   

Atualmente, o programa federal dispõe de 842 grupos em 121 instituições de ensino superior, sendo 673 em federais, 132 em estaduais, 36 em particulares e um em municipal.

Depoimentos

Além de informações sobre os programas e seus resultados, o Catálogo PET Udesc traz depoimentos de três egressos da instituição que atuaram nos grupos: a engenheira eletricista Fernanda Mendes de Morais, o zootecnista Chrystian Jassanã Cazarotto e o geógrafo Emannuel dos Santos Costa. Os depoimentos demonstram a riqueza da experiência para o aprendizado e a formação dos estudantes envolvidos.

"Não consigo falar da minha graduação sem citar o PET. Minha formação foi completamente associada a essas atividades extracurriculares.  Além do desenvolvimento pessoal, ver o resultado dos projetos retornando à comunidade regional ou mesmo acadêmica, torna o processo de aprendizagem ainda mais gratificante”, afirma Fernanda, que atualmente trabalha na Whirlpool Latin America, subsidiária da maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

Acesse o catálogo e mais informações nas páginas dos grupos PET Udesc e da Proen.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Publicação apresenta projetos realizados pelos Grupos PET da Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC