Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

16/06/2020-20h58

Site da Udesc reúne podcasts de notícias, literatura, saúde mental e intercâmbio

Diversos assuntos são abordados por quatro podcasts da universidade - Arte: Karine Lucinda/Secom Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem ampliando o conteúdo oferecido ao público por meio de podcasts, programas em áudio gratuitos que podem ser ouvidos na hora que for conveniente. Os podcasts da Udesc abordam diversos assuntos e agora todos estão reunidos no site udesc.br/podcasts.

O Udesc em Rede divulga notícias da universidade; o Equilíbrio aborda saúde mental e bem-estar por meio de reflexões; o Dito Efeito Literário usa a literatura como recurso de autocuidado, autodesenvolvimento e efeito terapêutico de leitura; e o Intercâmbio traz assuntos ligados à mobilidade estudantil.

Os programas podem ser ouvidos nos principais tocadores online de streaming de áudio, como Spotify e Apple Podcasts. A lista e os links para todas as plataformas que têm os podcasts também estão no site da Udesc.

De acordo com o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schimitt, os novos canais reforçam a prestação de serviços para a comunidade interna e a comunidade externa da Udesc. "Os podcasts apresentam a vantagem de que o ouvinte decide o melhor momento para escutar o programa", ressalta.

Conheça as produções

O  Udesc em Rede, lançado em julho de 2019, veicula um resumo das notícias da universidade de segunda a sexta-feira. A narração e a produção são realizadas pelo técnico universitário Glenio Madruga, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Criado em outubro de 2017, o podcast Equilíbrio é produzido e apresentado pela jornalista Celia Penteado, da Secretaria de Comunicação (Secom). O podcast semanal aborda comportamento humano, autoconhecimento, saúde mental e dicas de bem-estar.

Já o podcast Intercâmbio, lançado em fevereiro de 2020, é desenvolvido pelo jornalista Carlito Costa, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O programa é quinzenal e apresenta entrevistas, dicas e informações sobre mobilidade estudantil em universidades no exterior e no Brasil.

O podcast Dito Efeito Literário, produzido pela bibliotecária e psicanalista Karin Vanelli, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), também foi lançado em fevereiro de 2020. O programa é mensal e destaca a literatura como recurso de autocuidado, autodesenvolvimento e efeito terapêutico de leitura.

Ouça no rádio

Os programas também são veiculados nas emissoras da Rádio Udesc FM, que podem ser ouvidas em tempo real pela internet ou na frequência de cada cidade.

Udesc FM Florianópolis (100,1)
 

  • Udesc em Rede – a qualquer hora, durante a programação
  • Equilíbrio – terça, às 8h, e quarta-feira, às 13h
  • Intercâmbio – quinta-feira, às 23h, e sábado, às 9h
  • Dito Efeito Literário – segunda, às 20h, e terça-feira, às 23h


Udesc FM Lages (106,9)
 

  • Udesc em Rede – de segunda a sexta-feira, às 12h
  • Equilíbrio – terça, às 8h, e quarta-feira, às 12h
  • Intercâmbio – quarta-feira, às 8h, e sábado, às 13h
  • Dito Efeito Literário – segunda, às 20h, e quinta-feira, às 22h


Udesc FM Joinville (91,9)
 

  • Udesc em Rede – de segunda a sexta-feira, às 11h
  • Equilíbrio – todos os dias, às 15h


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC