Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

12/03/2024-20h22

Udesc ampliará Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação em 2025

Cursos de mestrado e doutorado da Udesc passarão a ter 10 bolsas Promop cada em 2025 - Foto: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ampliará, a partir de 2025, o quantitativo de vagas do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (Promop) para todos os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) da instituição. A Udesc conta atualmente com 35 programas de pós-graduação (PPGs), que ofertam, ao todo, 20 doutorados e 35 mestrados.

Proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a ampliação do número de bolsas do Promop para todos os cursos de pós foi aprovada pela Câmara de Administração e Planejamento (CAP), do Conselho Universitário (Consuni), em reunião nesta terça-feira, 12.

Com a alteração, todos os cursos terão 10 bolsas a partir de janeiro de 2025. Além disso, ficou aprovada a antecipação de cinco bolsas de doutorado para cada um dos novos cursos de doutorado que iniciaram as atividades neste semestre: Engenharia Civil, Química Aplicada, Zootecnia, Engenharia Florestal e Fisioterapia.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto Rossi, a antecipação foi motivada pelo fato de que os novos cursos só poderão solicitar bolsas do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DS Capes) a partir de 12 meses de funcionamento.

A partir do segundo semestre, outros três cursos novos de doutorado têm previsão de iniciar atividades: Computação Aplicada, Administração Profissional, e Profissional em Ensino de História (em Rede).

Letícia destaca que essa é a maior ampliação de bolsas Promop feita pela instituição estadual. "Entramos na atual gestão com quatro bolsas por curso, ampliamos para cinco e, agora, para 10. Essa medida reflete o compromisso da Udesc em fortalecer seus cursos de pós-graduação, mostrando que as bolsas oferecidas aos estudantes têm sido efetivas em incentivá-los a permanecer e se dedicar aos programas acadêmicos”, afirma a pró-reitora.

No ano passado, a Udesc atualizou a resolução que regulamenta o Promop, ajustando normativas sobre acúmulo de bolsas e atividades remuneradas no âmbito da pós-graduação stricto sensu da universidade, de acordo com o que estabelece a Capes para o programa de DS. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cursos de mestrado e doutorado da Udesc passarão a ter 10 bolsas Promop cada em 2025
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC