Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

14/11/2019-15h38

Udesc Cead promove ações com docentes e alunos de escolas públicas do Sul de SC

Parceria atenderá oito municípios - Fotos: Divulgação
Uma parceria do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma série de ações em escolas da rede estadual de educação em oito municípios do Sul Catarinense.

Na tarde desta quarta-feira, 13, representantes da Udesc Cead participaram de uma reunião sobre o tema em Braço do Norte, com profissionais da Coordenadoria Regional de Educação, vinculada à Secretaria de Estado da Educação.

Pela universidade, estiveram presentes os docentes Vera Marques, Cléia Demétrio Pereira e Alfredo Balduíno Santos. Pelo coordenadoria, participaram a supervisora regional de Gestão Escolar, Regiane Loch Becker, e as assistentes educacionais Marisângela Nandi Veronez e Carla Gonçalves Pereira.

Demandas locais

O objetivo do encontro foi organizar um cronograma e elencar temas prioritários a serem trabalhados com professores de 15 escolas da rede estadual de educação básica. Atualmente, a Regional de Educação de Braço do Norte conta com cerca de 700 docentes efetivos e contratados.

Segundo a professora Vera, a proposta é desenvolver práticas curriculares e atividades da extensão relacionadas às demandas locais e às temáticas apontadas como relevantes pelos municípios, aproximando ainda mais universidade e sociedade.

Na manhã de quarta, a comitiva da Udesc Cead esteve em Laguna, onde o centro de ensino desenvolve uma parceria semelhante desde 2014, para articular ações com escolas do município.

A oportunidade de ampliar a abrangência do trabalho surgiu a partir de atividades extensionistas promovidas pela Udesc Cead na região de Braço do Norte, sob coordenação da professora Cléia Demétrio.

Rodas de conversa

Além da reunião com gestores no município, os representantes da universidade realizaram, nos dias 13 e 14, rodas de conversas com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto.

Conduzidas pela professora Vera, as atividades fizeram parte do Projeto Bebê Ovo, desenvolvido na disciplina de Ciências pela professora Andréia Eyng Amador Matos. O projeto tem apoio da docente Rosinete da Silva Couto, de gestores da escola e das professoras Célia Baggio e Lucimara Ávila, de Braço do Norte.

Vera destaca o caráter inovador da iniciativa, que mostra como os docentes estão empenhados em propor uma escola atrativa, criativa e que desperte interesse e prazer nos estudantes."São projetos dessa grandeza que nos movem cada vez mais no potencial de quem ensina e de quem quer aprender", afirma.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vera.santos@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Parceria contemplará escolas de oito municípios
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC