Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

20/12/2021-10h43

Udesc Ceart lança a última edição da Urdimento para 2021

Revista de Estudos em Artes Cênicas traz dossiê duplo com 30 artigos e três relatos

Capa da Urdimento. Imagem: divulgação.
A revista Urdimento, do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou neste mês de dezembro um novo número. O volume 3, número 42 da Urdimento, é uma edição do periódico com duplo dossiê, sendo "Viewpoints e Método Suzuki em práticas artísticas e pedagógicas ", relacionado a investigações nas artes da cena, experiências pedagógicas em diferentes contextos, relatos pessoais, iconografia de obras artísticas, tradução e entrevista; e "Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto II", que é continuidade da edição passada pelo grande volume de submissões, traz os desafios enfrentados por educadores/as, pesquisadores/as e artistas das Artes Cênicas no desenvolvimento de suas atividades durante a crise global da COVID-19.

A atual e última edição do ano é composta por 30 artigos e três relatos, traz materiais que destacam as ressonâncias, reinvenções, práxis pedagógicas e metodologias que se relacionem de alguma forma a tres abordagens de treinamento e de processos de improvisação e composição, amplamente difundidas na dança, no teatro e na performance. Além de reflexões como na edição anterior, de profissionais das Artes, sobre as experiências e desafios que enfrentaram para dar continuidade aos vínculos artísticos, pedagógicos e com espectadores, durante a pandemia e de maneira virtual. Diante do atual cenário de isolamento social.

Os dossiês desta edição da revista Urdimento são organizados pelos professores Sandra Meyer (UDESC); Maria Brígida de Miranda (UDESC); Fabiano Lodi; Miriam Rinaldi; Narciso Telles (UFU); Iara Cerqueira (UESB),Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Vicente Concílio (UDESC), Celida Salume (UFBA), Mariana Lima Muniz (UFMG), Silvia Soter (UFRJ), Francis Wilker (UFC), Rodrigo Benza Guerra (PUCP – Peru), Isabel Bezelga (Universidade de Évora).

A revista é destinada a leitores que se interessam por trabalhos originais e inéditos, com textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como de estrangeiros sobre diferentes temas abordados nas artes.

A edição é gratuita e está disponível no site da revista.

Sobre a revista
A Urdimento, revista de Estudos em Artes Cênicas, fundada em 1997, é uma publicação contínua que tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes Cênicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Capa da última edição do ano da revista Urdimento. Divulgação.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC