Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

18/11/2021-18h30

Udesc Ceart no Mês da Consciência Negra tem agenda para o fim de semana

 
Uma das programações é organizada pelo Ceart Aberto. Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com a agenda cheia para este fim de semana, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. Os eventos são realizados pelo Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), pelo Projeto Integrado do Departamento de Artes Visuais (DAV) e pelo Ceart Aberto à Comunidade.

Na sexta-feira (19), às 17h, o Projeto Integrado promove a conversa “Negro Artista é Negro – vistas de uma caminhada”, com o artista visual Tiago Gualberto e mediação das professoras Célia Antonacci, do DAV, e Vivian Ellwanger Leyser, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No encontro, transmitido pela plataforma Zoom, Tiago compartilha suas experiências profissionais, abordando trabalhos em exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, além de publicações, práticas educativas e pesquisa para enfrentar o racismo e ampliar o debate sobre arte e culturas afro-brasileiras.  

Mais tarde, também na sexta, às 19h, o Nudha promove em seu canal no Youtube o encontro de Coletivos Negres, com mediação de Sérgio Almeida Machado, integrante do núcleo. O encontro reúne pela primeira vez os coletivos negros de Florianópolis, para uma troca de experiências e construção de um espaço de diálogo e afeto. "Na condição de promotor do evento, o Nudha busca trazer pensamento crítico sobre a cultura e história afro-brasileira, recontando-a, desenterrando todo o conhecimento produzido por nós e que foi sepultado pelo colonizador; contribuindo para desconstrução de estereótipos e preconceitos”, diz Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do Nudha.

No Dia da Consciência Negra, próximo sábado (20), o Ceart Aberto participa dos eventos na Escola Olodum Sul, no terminal de ônibus desativado do bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis. Para as apresentações artísticas, o projeto convida o Grupo Africatarina e o músico Willian Farias. Além disso, oferece um curso de audiovisual com Ângela Reck, criadora do projeto Além das Lentes. O evento começa às 9h20 e encerra às 17h.

A professora Neide Schulte, coordenadora do Ceart Aberto, conta que celebrar e participar do Mês da Consciência Negra “é muito importante para evocar o protagonismo do negro na história, e para refletir sobre a sua condição no Brasil e sua resistência frente ao racismo estrutural”.

Ainda no dia 20, às 14h e às 20h, o Nudha transmite no YouTube o vídeo performance “PRETEXTO”, da artista Sarah Motta. “PRETEXTO surge de uma vontade fulminante de dizer a verdade sobre pessoas racistas”, diz a artista, que completa: “Não sei se para todas as pessoas que são transpassadas pelo racismo cabe essa verdade, não sei se sentem o mesmo que eu sinto, pois somos pessoas diferentes, e reagimos de formas distintas à essa violência. Mas sei o que as pessoas que cometem o racismo são”.

Saiba mais no Instagram @nudha_ceart, @projetointegradoceart e @ceartaberto.

Serviço 1
O quê: conversa “Negro Artista é Negro – vistas de uma caminhada”;
Quando: sexta-feira, 19 de novembro, às 17h;
Onde: on-line, pela plataforma Zoom.

Serviço 2
O quê: encontro de Coletivos Negros;
Quando: sexta-feira, 19 de novembro, às19h;
Onde: on-line, pelo canal YouTube Nudha.

Serviço 3
O quê: Dia da Consciência Negra na Escola Olodum Sul;
Quando: sábado, 20 de novembro, das 9h20 às 17h;
Onde: presencial, terminal de ônibus desativado do bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis.

Serviço 4
O que: exibição do vídeo performance “PRETEXTO”;
Quando: sábado, 20 de novembro, às 14h e às 20h;
Onde: on-line, pelo canal YouTube Nudha.

Na galeria confira a programação.

Assessoria de Comunicação Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8400 / 99117-1924
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC