Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

02/03/2023-18h39

Udesc Ceart oferece curso de Técnica Violonística e vagas para o Madrigal em março

Cursos são programas de extensão ofertados pelo Departamento de Música do Ceart

Madrigal Udesc em 2019 sob a regência da professora  coordenadora do grupo Cristina Emboaba. Foto: acervo.
Dois programas de extensão do Departamento de Música (DMU), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estão com inscrições abertas. O Madrigal Udesc e o projeto Pointeio: Violão na Udesc, com o curso Fundamentos da Técnica Violinista. As inscrições acontecem neste mês e são gratuitas. Para a realização de ambas as atividades é necessário passar por seleção. Na inscrição das duas atividades é pedido interpretação musical.

O grupo vocal de câmara Madrigal Udesc formado por estudantes e egressos do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abre seleção para interessados em participar do grupo. Estão disponíveis vagas para soprano, contralto e baixo. Podem participar estudantes e egressos de Música, além da comunidade externa e demais interessados.

A seleção para o Madrigal será realizada no dia 15 de março, às 19h, na Sala 3 do Departamento de Música (DMU). A inscrição será realizada no mesmo dia e local. Na audição, os participantes devem interpretar uma peça de livre escolha e uma peça de leitura à primeira vista. Após selecionados, os participantes terão ensaios às quartas-feiras, às 19h.

Já para o curso Fundamentos da Técnica Violonista, promovido pelo programa de extensão Ponteio: Violão na Udesc, está com inscrições abertas até o dia 18 de março e devem ser feitas via e-mail. Estão disponíveis seis vagas destinadas a candidatos com proficiência média e avançada no violão, para acadêmicos e membros da comunidade.

Para se inscrever, o candidato deverá escrever um parágrafo com uma breve descrição de sua história com o violão e gravar um vídeo tocando o Estudo 4, do opus 35, de Fernando Sor, ou estudo de nível semelhante da literatura pedagógica do violão. As inscrições que não cumprirem este requisito não serão consideradas pela organização, que também lembra aos interessados que o curso não se destina à iniciação ao violão. A organização do curso informa que a partitura do estudo pode ser acessada online e sugere como referência de interpretação o vídeo do violinista Patrik Kleemola, disponibilizado no Youtube (clique aqui). 

O curso, coordenado pelo professor André Moura, terá duração de oito meses. Com início no dia 21 de março e término no final do ano letivo de 2023, os encontros serão realizados às terças-feiras, das 13h30 às 17h30. Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75%. 


Serviço 1
O quê: Seleção Madrigal Udesc;
Quando: 15 de março, às 19h;
Onde: Sala 03 do Departamento de Música – Udesc Ceart , Itacorubi /Florianópolis;
Informações: pelo e-mail.

Serviço 2
O quê: Inscrições para o Programa Ponteio: Violão na Udesc - Curso Fundamentos da Técnica Violonística
Quando: até 18 de março;
Inscrições e informações: por e-mail.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC