Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

11/05/2022-16h31

Udesc Ceart publica livro escrito por servidores técnicos universitários

Cida Clemêncio, André de Abreu, Roberval dos Santos e  Marlene Torrinelli, os organizadrores do livro, no lançamento. Foto: Karin Vanelli/Udesc Ceart,
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou o livro “ Ceart 35 anos, técnicos em evidência: diálogos, contribuições, emoções e peripécias”. A publicação, escrita por servidores técnicos universitários do Ceart, foi lançado em formato digital e físico e ocorreu no dia 30 de abril, na ocasião do Ceart Aberto à Comunidade, fazendo parte da programação.  

120 páginas e é dividido entre história e memória, protagonismos, traz as diversas atividades do centro, fala sobre a construção do Ceart, a política, os eventos e memórias visuais.  

Produzido por meio de uma comissão, formada por portaria específica, a produção teve como organizadores os servidores técnicos André Corrêa de Abreu, Maria Aparecida Clemêncio, Marlene Torrinelli e Roberval de Oliveira Santos. A equipe iniciou o projeto em 2020, ano em que a Udesc Ceart completou 35 anos. O resultado são mais de 120 páginas divididas entre história e memória e protagonismos e ainda traz as diversas atividades do centro, fala sobre a construção do Ceart, a política, os eventos e apresenta memórias visuais.  

O livro evidencia o trabalho dos técnicos do Ceart, em suas vivências coletivas, nas experiências compartilhadas na relação com alunos, professores e com os terceirizados. Apesar do alargamento do prazo e o atraso para a finalização, por conta da pandemia, a obra não perde sua temporalidade, uma vez que traz nela relatos e histórias que fazem parte da história da Udesc Ceart.  

De acordo com os organizadores, é uma obra inédita, a primeira que publicita o trabalho dos técnicos e técnicas universitárias em suas diferentes formações, categorias e produções na Udesc. “Destacar o fazer técnico em suas diferentes possibilidades, competências e capacidades, muito mais que expectativas e compromissos, com o que escondem de melhor, que é o de cada um se identifica com seus fazeres e afazeres”, destaca a equipe organizadora sobre o objetivo da produção.  

A diretora-geral do Ceart, professora Daiane Dordete, afirma que o lançamento do livro foi realizado em “um momento memorável”, que foi o Ceart Aberto à Comunidade: “Este foi o primeiro grande evento do Ceart após dois anos de ensino remoto, com diversas atividades e sucesso de público. Seguimos os protocolos de segurança definidos pela Udesc e pelo Ceart, e pudemos lançar este livro que marca a trajetória do nosso centro com memórias, imagens e afetos. Certamente um momento histórico e emocionante".

A professora Cristina Rosa, diretora-geral na gestão 2017-2021, que escreve o posfácio do livro, afirma que na época em que surgiu a ideia da publicação foi especialmente para dar o protagonismo no qual os técnicos e técnicas da Udesc Ceart merecem. “O livro escrito pelos técnicos pretendeu dar uma visão, nestes 35 anos, de outro ponto de vista, a dos técnicos. Ultrapassou a expectativa inicial, os textos estão cheios de emoções, de afetividade, de uma escrita poética e mais simpática sobre a história do Ceart”, conclui.  

Acesse o e-book clicando aqui.
Confira as fotos do lançamento na galeria de imagens. Registro de Karin Vanelli.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC