Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/05/2020-14h12

Udesc conclui capacitação de 870 docentes em ambiente virtual de aprendizagem

Capacitação habilitou professores da universidade a operarem plataforma de ensino Moodle - Foto: Pexels
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu nesta terça-feira, 5, a primeira etapa da capacitação de 870 professores para utilizar plataforma virtual de aprendizagem, iniciada em 24 de abril.

O software Moodle foi adotado como plataforma institucional para acolher o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e desenvolver outros projetos de ensino, pesquisa e extensão nas unidades da Udesc.

A capacitação docente é uma das atividades propostas por um dos subgrupos do grupo de trabalho (GT) formado por gestores, professores, técnicos e alunos da universidade que estuda alternativas de ensino e reposição de aulas nos cursos presenciais devido à pandemia da Covid-19. Esse subgrupo analisa as condições de viabilização de atividades acadêmicas durante a pandemia.

O GT é coordenado pelo pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, e pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto. Já a equipe da capacitação docente foi composta pelos técnicos Luiz Fabiano Silva, Renan Pizza do Prado e Glenio Madruga, do Centro de Educação a Distância da Udesc (Cead), e mediada pela professora Carmen Pandini, também da Udesc Cead.

De acordo com Silva, o curso surpreendeu positivamente mesmo por parte de quem não conhecia a plataforma. "Não houve críticas negativas, muito pelo contrário. O clima foi de diálogo, de troca e de análise das potencialidades. Os professores perceberam as infinitas possibilidades que o Moodle dispõe para serem aplicadas na modalidade presencial de ensino", avaliou.

Segundo ele, entre essas possibilidades, está o Blue Bing Button (BBB), uma ferramenta de videoconferência e gravação de mídias com grande potencial de interação. 

Próximas etapas

Com a conclusão do curso, ainda estão previstas três etapas:

  1. Cursos de aprimoramentos do uso da plataforma com oficinas práticas;
  2. Agendamentos personalizados para auxiliar os docentes na construção das suas salas de aula virtuais;
  3. Construção das salas para ambientar os estudantes e aproximá-los da universidade.

"O princípio é não perder o foco no compromisso com uma educação de qualidade, acessível, interativa e humana, explorando o potencial das tecnologias de informação e comunicação para estreitar ainda mais as relações entre universidade, estudante e comunidade”, destaca o pró-reitor de Ensino, Nério Amboni.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC