Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

18/10/2021-19h22

Udesc dá orientações a aluno que enfrenta problemas para acessar sistema do Enade

Exame é requisito para colar grau - Arte: Divulgação
Alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano que não conseguirem preencher o cadastro ou responder ao Questionário do Estudante, devido à dificuldade para acessar o sistema, devem informar a chefia de departamento do curso.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) está ciente dos problemas relatados e, por meio da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), tem tomado as providências cabíveis junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os problemas relatados por acadêmicos consistem na impossibilidade de acessar o sistema (mensagem "estudante não inscrito"); impossibilidade de efetuar o cadastro, mesmo com o preenchimento dos dados (mensagem "não foi possível efetuar cadastro"); e impossibilidade de responder o Questionário do Estudante (sistema informa que período foi encerrado, o que não procede). 

Providências

Para resolver os problemas junto ao Inep, a Proen vem atuando na abertura de chamadas para atendimento aos chefes de departamento e na comunicação contínua com o instituto, uma vez que não há um canal direto definido para obtenção de informação e solução dos problemas.

Alunos concluintes de 19 cursos de graduação (veja lista abaixo) da Udesc farão o Enade deste ano, cuja prova será aplicada de forma presencial em 14 de novembro. O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes, além das habilidades e competências adquiridas em sua formação.

A avaliação é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme a Lei nº 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação (Sinaes), e a Portaria Normativa nº 840/2018 do Ministério da Educação (MEC), ajustada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), devido à pandemia de Covid-19, pelas resoluções nº 01 e 02/2021.

Cursos da Udesc que participam do Enade 2021

  • CCT: Ciência da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Cead: Ciências Biológicas (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura)
  • Ceart: Artes Visuais (Licenciatura) e Música (Licenciatura)
  • Cefid: Educação Física (Licenciatura e Bacharelado)
  • Ceplan: Sistemas de Informação (Bacharelado)
  • Ceres: Ciências Biológicas - Opção Biologia Marinha e Opção Biodiversidade (Bacharelado)
  • Faed: Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia (Licenciatura)

Mais informações podem ser obtidas no site, no Guia do Enade e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Exame é requisito para colar grau
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC