Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

09/02/2021-16h12

Udesc define nova norma para facilitar uso de identificador digital em publicações

Solicitação por e-mail agiliza processo - Foto: Pexels
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou uma nova instrução normativa relacionada à atribuição do Identificador de Objeto Digital (DOI, do termo em inglês digital object identifier) para publicações digitais da instituição. Acesse a IN nº 001/2021 e os formulários de solicitação para periódicos e livros.

Uma das principais mudanças traz maior facilidade e agilidade para solicitação do registro, que passa a ser feita pelo e-mail portal.periodicos@udesc.br. A IN também adequa o uso do DOI pela Editora Udesc nos e-books.
 
O DOI é um identificador pode ser atribuído a todas as publicações digitais da universidade com caráter científico, nas diversas áreas de conhecimento, incluindo livros, capítulos de livros, periódicos, artigos, resenhas, entrevistas e traduções, entre outros.

Setores envolvidos

Na universidade, o processo de atribuição do DOI envolve a Biblioteca Universitária (BU), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Editora Udesc, além dos editores dos periódicos.

Podem receber o identificador os livros digitais publicados pela Editora Udesc e os documentos publicados em periódicos científicos da universidade hospedados no Portal de Periódicos da instituição, que utiliza a plataforma Open Journal Systems (OJS).

Já as demais publicações digitais devem atender aos requisitos mínimos solicitados pelos critérios de indexação internacional, descritos na instrução normativa.

No caso de livros e de primeiras publicações em novos periódicos científicos, o editor responsável deve solicitar a designação do número identificador à BU, pelo envio do formulário para o e-mail portal.periodicos@udesc.br.

Sobre o identificador

O DOI é um padrão internacional criado para identificar documentos no ambiente web de forma única e persistente, considerando a convergência digital e a crescente disponibilidade de multimídias.

O principal agente de atribuições de DOIs no mundo é a associação CrossRef. No Brasil, desde 2014 o processo foi facilitado por um acordo com a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Na Udesc, o identificador é utilizado desde 2011, por iniciativa de editores de publicações científicas, em especial vinculados ao Programa de Pós-Graduação e História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). Desde 2013, a atribuição é realizada pela BU.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail portal.periodicos@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Solicitação de registro por e-mail agiliza processo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC