Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/10/2020-14h25

Udesc doará exemplares do Manual de Avaliação Motora para quase 200 Apaes

 

Protocolo de avaliação descrito no manual criado pela  universidade será usado nas associações - Foto: Pexels
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) doará exemplares do Manual de Avaliação Motora, de autoria do professor Francisco Rosa Neto, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), de Florianópolis, para todas as associações catarinenses de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

A doação será feita por pedido da Federação Catarinense das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes-SC). A intenção é que o manual, que consiste em um protocolo de avaliação, seja utilizado como ferramenta de apoio nas associações. O Estado tem quase 200 Apaes, que hoje não dispõem desse tipo de suporte teórico.

Edição atualizada

As obras a serem entregues serão a quarta edição do manual, lançado pela primeira vez em 2002. O livro reúne informações detalhadas para aplicação de testes motores em crianças de 3 a 10 anos, ilustradas e acompanhadas de estudos de caso.

Com diversas atualizações, a nova edição foi produzida pela Editora Udesc e será impressa especialmente para a doação às Apaes, que deve ocorrer até o fim do ano. 

Na última sexta-feira, 2, o professor Rosa Neto participou de uma reunião sobre a iniciativa com o reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Coelho, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, na sede do Campus I da universidade, em Florianópolis.

Protocolo reconhecido

"O protocolo de avaliação apresentado no manual é útil para profissionais de diversas áreas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, como pediatras e psiquiatras, além de pedagogos e psicopedagogos. O manual já foi objeto de mais de cem trabalhos científicos publicados e é reconhecido em todo o Brasil. É uma satisfação poder apoiar, com ele, o trabalho tão significativo que é realizado pelas Apaes", diz o docente da Udesc Cefid. 

Além do Manual de Avaliação Motora, Rosa Neto é autor de outros manuais – de Desempenho Escolar, de Desenvolvimento Neuropsicomotor e de Intervenção Motora –, de escalas de desenvolvimento motor e infantil e de diversos artigos científicos sobre esses temas.

Conteúdos para o público

Pesquisador da área de desenvolvimento motor e humano há mais de 30 anos, o docente também produz conteúdos para o público em geral no seu canal do YouTube e no site www.motricidade.com.br. Entre os conteúdos estão vídeos, kits para públicos específicos, cursos e eventos da área.

O vídeo mais recente publicado no YouTube registra a participação do professor no 6° Seminário de Prevenção de Deficiências, realizado de forma online pela Feapaes-SC em agosto.

Com mais de 15 mil visualizações, a live abordou a prevenção secundária, que diz respeito a estratégias que visam limitar a progressão da deficiência intelectual, abrangendo medidas que incluem identificação precoce, tratamento e intervenção para minimizar seu desenvolvimento.   

Sobre o professor

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Udesc Cefid, Francisco Rosa Neto tem graduação em Educação Física pela instituição, mestrado em Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem pela Universidade de Sevilha e doutorado em Medicina do Esporte pela Universidade de Zaragoza (ambas na Espanha), além de especializações em diferentes áreas, dentre elas Ciências Morfofuncionais do Esporte pela Universidade de Córdoba.

Na Udesc Cefid, criou e coordena o Laboratório de Desenvolvimento Humano (Ladehu), vinculado ao Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e aos cursos de graduação em Educação Física e em Fisioterapia e de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e em Fisioterapia. 

Linhas de pesquisa

Como pesquisador, atua especialmente com duas linhas de pesquisa: a motricidade infantil e a gerontomotricidade.

A linha da motricidade infantil inclui a avaliação e a intervenção em crianças de até 48 meses com fatores de risco neurológico ou social para o desenvolvimento neuropsicomotor; a avaliação motora e intervenção com escolares de 4 a 11 anos que apresentam dificuldades na aprendizagem escolar, transtornos de conduta, síndrome de down, transtornos invasivos do desenvolvimento; e o desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação do desenvolvimento dessa população.

Já a linha da gerontomotricidade abrange a avaliação da aptidão motora em adultos e idosos; a realização de programas de intervenção, por meio de atividades motoras, para manter e/ou recuperar as habilidades motoras em declínio com o avanço da idade; e o desenvolvimento e a validação de instrumentos de avaliação da aptidão motora e da qualidade de vida para essa população.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail francisco.neto@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Protocolo de avaliação descrito no manual será usado nas associações
  • Vice-reitor, Luiz Antonio Coelho, Francisco Rosa Neto, reitor Dilmar Baretta e pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade Mayco Nunes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC