Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

08/03/2019-17h21

Udesc encerra inscrições na terça para mais de 300 vagas de auxílio estudantil

Acadêmicos da universidade estadual precisam fazer inscrição nas direções de Extensão - Foto: Jonas Pôrto
Até terça-feira, 12, alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no edital de auxílios de alimentação e de moradia do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), criado no fim de 2018. Confira o edital.

O Edital Prafe nº 02/2019 oferece 162 vagas para auxílio-moradia, com valor mensal de R$ 300, e 159 vagas para auxílio-alimentação, com valor mensal de R$ 250. Com 12 meses de duração, com possibilidade de renovação, os auxílios serão concedidos a partir de 1º de julho. As inscrições ocorrem nas direções de Extensão.

A concessão das vagas será destinada preferencialmente à renovação dos estudantes que recebem auxílio do Edital Prape 2018/1 – 1º Semestre. Já os alunos beneficiados pelo Edital Prape 2018/2 – 2º Semestre deverão se inscrever no edital do Prafe a ser lançado no segundo semestre de 2019.

Critérios exigidos

Podem se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Conforme o edital, "entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio".

Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.

Prosur e Prape unificados

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), o Prafe unificou dois programas anteriores da Udesc, o de Auxílio Permanência Estudantil (Prape) e o de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).

O novo programa integra ações de assistência estudantil para garantir acesso, permanência e conclusão de cursos pelos alunos, assim como possibilitar a simplificação e a agilização de procedimentos burocráticos.

Cinco modalidades estão previstas pelo Prafe, sendo três já existentes (auxílio-moradia, auxílio-alimentação e subsídio de refeição) e duas novas (auxílio-transporte e auxílio-emergência).

A criação do Prafe se insere nos projetos Acolhe Udesc (assistência estudantil) e Fast (simplificação de processos), que integram o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc pelo e-mail cae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC